Fabio Ricotta – Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Google e a batalha contra links pagos

É de conhecimento entre os profissionais de SEO que a compra de links, ou melhor dizendo, espaços para links, em outros sites, é uma forma muito boa de se conseguir um maior PageRank e mais tráfego para o seu site.

Esta forma de SEO vem crescendo muito e muito dinheiro é gasto entre os webmasters para inserir apenas um link em uma página. As vezes, o conteúdo nem é relacionado com o link, mas mesmo assim o webmaster insiste em colocá-lo lá, objetivando um possível aumento no PageRank.

Assim como os profissionais de SEO, o Google vem melhorando as suas técnicas, em busca de oferecer um conteúdo mais interessante e confiável aos usuários. Como o algoritmo do PageRank é baseado em links, estes links comprados acabam desbalanceando o algoritmo, onde na verdade os links deveriam indicar páginas com conteúdo útil.

Uma informação muito importante a se dizer é que a compra ou venda de links para manipulação de PageRank viola os termos de boas condutas dos webmasters, fornecido pelo Google.

Perante este enxame de links pagos, o Google lançou a alguns dias um formulário para reportar o uso de links pagos em sites. Este formulario encontra-se na área de Ferramentas para Webmasters.

Caso você deseje vender links, utilize de algumas técnicas recomendadas pelos engenheiros do Google:

Sair da versão mobile