Muitas vezes deparamos com artigos de SEO falando sobre conteúdo duplicado e o risco que eles podem causar, mas muitos nem sabem o que é e onde aparecem nos nossos sites.
O que é conteúdo duplicado?
Basicamente conteúdo duplicado é aquele que aparece em duas ou mais páginas do seu site, mas possuem URLs diferentes. Por exemplo, um link que leva para a página de listagem de artigos de Basquete, com um link que leva para a página de artigos de Esportes. Muitos dos artigos, ou quase todos, que se encontram em Basquete, provavelmente estão cadastrados como Esporte também.
Mas o que isto afeta meu site?
Caso os buscadores(Google, Yahoo, MSN…) identifiquem páginas duplicadas no meu site, algumas punições poderão surgir, tais como:
- As páginas em questão perdem importância como resultado de busca.
- A página com conteúdo duplicado é banida e conseqüentemente removida dos buscadores, podendo acarretar uma punição de banimento do domínio.
Existem ainda punições famosas em buscadores, como é o caso do “Menos 30” do Google, onde todas as páginas de um determinado domínio só aparecerão depois do trigésimo resultado.
Mas o que fazer para não possuir conteúdo duplicado?
Para blogs, do wordpress, existem plugins que adicionam a tag “nofollow” em links para categorias e tags, além de limitar o acesso dos buscadores através do arquivo robots.txt
Já para sites e blogs, podemos usar a ferramenta Copyscape, que faz uma varredura na internet, inclusive no teu site, para identificar possíveis cópias dos textos contidos na URL fornecida.