Análise de SEO: Boa Idéia

Olá Pessoal! Sejam bem-vindos à primeira análise de SEO de 2008. Nesta análise vou abordar o blog Boa Idéia, que respondeu ao meu post inicial sobre análise de SEO e enviou perfeitamente um trackback como pedido.

Introdução

Assim como nas três últimas análises de SEO, o blog Boa Idéia utiliza do sistema WordPress e aborda assuntos diversos, como o próprio subtítulo do site diz: “Reposição inconstante de assuntos aleatórios” (gostei da idéia).

Constatei uma lista de 12 categorias, e a maioria dos artigos está classificado como Dicas.

Título

O título não contém as keywords focadas no blog. Seria interessante observar nas estatísticas, que você pode acompanhar pelo Google Analytics (que vi que você tem, através do código fonte) quais são as principais palavras-chave que fornecem acesso ao seu site e ver no Google Trends se elas possuem uma boa quantidade de pessoas que buscam por elas.
Um exemplo de título seria: Boa Idéia – Dicas, Sites Legais, Celebridades, YouTube e assuntos diversos

Os títulos dos posts estão bem organizados, fazendo uso do nome do site também para reforçar a sua marca. Ponto positivo aqui.

Para aqueles que desejam editar o seu título no wordpress, eu sugiro a utilização do plugin SEO Title Tag para criar um título específico para cada post e categoria.

Meta Keywords e Meta Description

Observei no código fonte que você faz uso do plugin Another WordPress Meta Plugin para adiciona meta keywords e meta description para o seu blog e em todos os seus posts, mas você não colocou uma meta description para a sua página incial? Este é um erro grave, pois a meta description é o 2º fator mais importante, logo abaixo do título da página. Fique ligado!

URL’s e Permalinks

Eu marco um ponto meio positivo, ou como tínhamos na escola o “meio certo”. Como você tem um blog muito generalizado, seria interessante você colocar a categoria do post na URL também. Assim você consegue uma palavra-chave a mais na URL, além de dar a possibilidade de indexação para a categoria que está na URL. Por exemplo, o post http://www.boaideia.info/conheca-a-fronteira-entre-os-estados-unidos-e-o-mexico/ poderia estar como http://www.boaideia.info/dicas/conheca-a-fronteira-entre-os-estados-unidos-e-o-mexico/ possibilitando que os buscadores achem a categoria /dicas/ apenas por esta URL.

Minha sugestão é que você troque o seu permalink por uma das regras abaixo:

/%category%/%postname%.html
ou
/%category%/%postname%/
ou
/%category%/%postname%

Canonização de URL

Fui testar o acesso sem www no seu site e aconteceu algo inesperado: ao tirar o www do link http://www.boaideia.info/conheca-a-fronteira-entre-os-estados-unidos-e-o-mexico/ eu fui redirecionado à página http://www.boaideia.info/index.php . Isto é um erro grave, pode gerar algum problema com buscadores ou ainda com referências, que costumam não incluir o www, ou pior, veja o usuário que digitar a URL de um post sem o www, ele vai ser redirecionado para a index?

No meu primeiro post do SEODicas, eu fiz um bom artigo sobre Canonização de URLs e segue abaixo o que deve ser feito:

O código abaixo faz com que toda requisição a boaideia.info seja redirecionado permanentemente(301) para www.boaideia.info , mantendo o texto que for digitado em seguida (o restante da URL) :

RewriteCond %{HTTP_HOST} !^boaideia.info [NC]
RewriteRule (.*) http://www.boaideia.info/$1 [R=301,L]

Links externos

Normalmente os blogueiros colocam uma lista de links de sites que gostam no Blogroll, mas no seu caso vi apenas 1. Minha sugestão é que você coloque nofollow se for apenas uma indicação para os usuários. Se você deseja “enviar” Pagerank ao website linkado, então mantenha nofollow (isto fica a caráter do cliente). Para inserir o nofollow basta adicionar o seguinte atributo no seu link: rel=”nofollow”.

Um erro comum, que eu acho, em blogs é manter os links dos autores dos templates dos blogs sem a tag nofollow. Dependendo dos direitos autorais, você pode colocar o nofollow e não enviar Pagerank para eles. No rodapé do seu site, encontrei um total de 5 links diferentes, sendo para o WordPress e os outros relacionados com o autor. Tem até um relacionado à SEO.

No blog Boa Idéia, assim como na análise de seo que fiz para o blog do Tiago Celestino, encontrei algo que vejo em muitos blogs: o uso de um botão de estatísticas sem o uso do atributo nofollow. O objetivo do botão ou contador é contabilizar visitas e não passar o Pagerank para o dono do serviço. Por outro lado, os donos destes sites de estatísticas sabem que recebem Pagerank via botões, e por isso liberam os códigos desta maneira. Então previna-se, leia o código de estatística completamente e coloque nofollow.

Social Bookmarking

É importantíssimo a disponibilização de ícones próximos ao post para que os seus leitores possam salvar e recomendar a sua página. Hoje encontrei um plugin muito legal, criado pelo Celso Junior, que insere os botões do Rec6, Linkk, Do Melhor, Eu Curti e Delicious. Recomendo fortemente o uso deste plugin para os sites com público brasileiro ou português (recebi várias referências de Portugal, abraços aos amigos portugueses).

Para websites com outro público, recomendo o uso do plugin Sociable, que provê uma enorme lista de websites de social bookmarking.

Backlinks

Segundo o Google, que possui a maior quantidade de utilizadores no mercado de search engines, você possui um total de 14 links. É muito pouco para um website, assim o seu Pagerank não consegue subir muito. Tente aumentar a quantidade de pessoas que linkam para você, através de redes sociais e conteúdo de qualidade.

Vale lembrar que este número é apenas uma estimativa. O Google Webmaster Tools possui todas as informações de sites que linkam para você.

Robots.txt e Conteúdo Duplicado

Reparei que você já faz uso de regras no robots.txt mas eu retiraria duas linhas de lá, são elas:
Disallow: /feed/
Disallow: /feed

Recentemente, li que o Google está utilizando os feeds(RSS) para atualizar o seu índice com mais velocidade. Habilitando o crawler a obter o seu RSS fará com que você apareça depois de poucos minutos da publicação do artigo no Google.

Dica: Encontrei estes dias um plugin muito interessante que gerencia o arquivo robots.txt através da administração do WordPress. Vocês podem baixar o plugin aqui: KB Robots.txt.

Sitemap

Você não possui uma página estática de Sitemap para que os seus usuários acessem e o crawler também. Sugiro que você utilize o plugin Dagon Design Sitemap Generator para a geração de uma página de sitemap.

Quanto ao sitemap XML está perfeito.

Considerações Finais

Acho que o blog Boa Idéia está indo muito bem. Você deve ter visto algumas dicas aqui ou procurado na internet não é? Achei várias técnicas de SEO já aplicadas no blog, mostrando que o autor tem uma dedicação com isto.

Espero que com estas dicas de SEO você consiga melhores resultados e consiga elevar mais ainda o seu Pagerank, que já está em 3!

Para quem tem interesse em passar por uma análise de SEO gratuita, siga as regras que postei aqui, e estarei fazendo, assim que possível, uma análise de SEO para aumentar as suas visitas e seu Pagerank.

8 opiniões sobre “Análise de SEO: Boa Idéia”

  1. Pingback: Fábio via Rec6
  2. Pingback: domelhor.net
  3. ola fabio, em primeiro lugar dou-lhe os parabens pela sua carreira.
    eu gostava muito de que vc analisasse meu site.
    estou chegando dia 17 a sao paulo. se eu soubesse tinha ficado mais dias e tinha ido no seu curso!
    sou de portugal, mas estou trabalhando tb pelo brasil.
    nao sei programar em html.. mas ha muitos anos qd tinha 14 anos ja programava em basic.. por isso.. se for preciso a gente chega lá hehe

    abç
    mario moitta, cantor, pianista e compositor, eng agronomo, com mestrado em marketing agricola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>