Categorias
Marketing Digital

Sugestões para a batalha: Rec6 x Panelinhas

Hoje eu tirei a noite para ler sobre as constantes panelinhas que ocorrem no serviço Rec6. Eu li muito sobre elas, sobre quem faz, do porque fazem, críticas ao Rec6, mas não achei nada relacionado à sugestões e melhorias que o pessoal possa fazer perante esta enxurrada de panelinhas.

O maior exemplo da área, é o Digg, que possui vários métodos de prevenção contra a manipulação da sua tão sonhada página inicial ( com certeza é algo valioso, pois tem PR 8). Procurando mais sobre os algoritmos do digg.com, encontrei um artigo no seopedia.org, de novembro de 2006, falando sobre isto, na qual eu selecionei algumas coisas e inseri algumas idéias que o pessoal do Rec6 pode implementar:

  • Normalmente as panelinhas utilizam-se de votação em espaço curto de tempo, ou seja, os amigos interagem(pedem votos) e prontamente recebem. A idéia é projetar um algoritmo capaz de dar mais relevância para notícias votadas em um espaço de tempo mais longo. Uma outra, é usar a idéia do digg, que para a notícia ficar na primeira página ela tem que receber constantes votos ao longo do tempo. Não basta apenas os votos, mas eles devem ser relevantes durante um certo tempo.
  • Criar um peso no voto de uma pessoa, através de seu posicionamento no ranking. No caso, se eu estiver no TOP 30 de usuários, eu possuo um peso maior do que alguém que se cadastrou agora. No fim das contas, os usuários que são fontes confiáveis possuem um peso maior na decisão.
  • Os comentários devem ser rankeados pelos usuários(quem comentam no caso), com base no interesse pelo post. Se a proporção de satisfação for boa, o post tem um peso maior, e se receber muitos comentários com baixo ranking, o post passa a ter um peso mais baixo.
  • O uso forte do botão “reportar” (que já está presente) no qual se vários usuários classificarem a notícia como duplicada, spam, duvidosa, etc, ela será rebaixada imediatamente.
  • Se vários usuários de peso, ou seja, com alto ranking (os tops) votarem na sua notícia, ela passa a ser muito mais relevante do que se muitos usuários de pouco peso votarem nela. É o mesmo ponto da lógica do PR do Google, quanto mais sites de PR alto apontam para a página, mais relevante ela é.
  • Criar uma base de amizade, onde cada pessoa pode adicionar amigos(no estilo do Orkut), mas o ponto está no seguinte: quanto mais amigos você tiver, mais votos você precisará para atingir a primeira página. Isto é fato, pois uma pessoa com vários amigos, pode divulgar a notícia mais rápida do que alguém que entrou na rede agora e não tem nenhum contato. Nada mais justo então do que esta pessoa “popular”, conseguir mais votos do que o usuário novato.

Existem mil maneiras de se melhorar um ranking. Estas foram as que surgiram na minha cabeça combinado com as idéias do post que citei acima. Espero que o pessoal do Rec6 veja esta notícia e se interesse pelas idéias.

Gostaria de ver o pessoal que realmente quer um Rec6 bom, comentando esta notícia com sugestões para a melhoria do sistema.

Como últimas palavras, quero citar: “Web 2.0 – O usuário é o rei”.

4 respostas em “Sugestões para a batalha: Rec6 x Panelinhas”

O mais lindo disso tudo é a atitude do pessoal da Rec6 em receber e levar em consideração as observações feitas pelo Fábio.

Falando nisso, sou novo por aqui, RSS adicionado e parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.