Grandes sites de busca anunciam suporte a sitemaps autodiscovery

Os quatro grandes sites de busca — Google, Yahoo, Live e Ask — anunciaram hoje que vão passar a suportar autodiscovery para sitemaps XML.

Se você viveu debaixo de uma pedra pelos últimos tempos e não sabe o que é um sitemap XML, é um arquivo que lista todas as URLs do seu site junto com algumas informações sobre elas, como data da última atualização, freqüência de atualização e prioridade, que serve como um guia para os robôs indexarem seu site.

Estes sitemaps XML se tornaram um padrão em todos os sites de busca lá pelo final do ano passado e, até ontem, se você quisesse fazer uso dessa ferramenta, era necessário criar uma conta em cada um dos sites e submeter manualmente seus sitemaps.

Agora, com esse anúncio, basta colocar uma linha no seu robots.txt e os robôs vão descobrir automagicamente seu sitemap.

A linha é a seguinte:

Sitemap: http://urldoseusite.com/sitemap.xml

Simples assim.

Esse tipo de acordo entre os sites de busca é benéfico tanto para eles próprios quanto para nós, “webmasters”.

A propósito, se você usa wordpress, tem um plugin muito legal chamado Google Sitemap Generator que cria um sitemap pra você e o atualiza a cada novo post. Não deixe de usar.

E, claro, mesmo não tendo mais que submeter sitemaps manualmente, se você leva seu site a sério não pode deixar de ter uma conta no Google Webmaster Tools e no Yahoo Site Explorer. Há muito mais nessas ferramentas do que apenas sitemaps.

Fonte: Bruno Torres

Uma opinião sobre “Grandes sites de busca anunciam suporte a sitemaps autodiscovery”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>