O que é long tail?

O termo “The Long Tail” (Cauda Longa em português) foi introduzido em Outubro de 2004 por Chris Anderson em um artigo na revista Wired para descrever certos modelos econômicos e de negócios como a Amazon.com ou a Netflix.

Modelo Long Tail no SEO

No SEO, podemos dizer que o Long Tail é a distribuição de palavras-chave que o nosso website trata, ou seja, as variações que podemos ter em cima de uma palavra-chave(ou palavras-chave).

Podemos ainda, fazer a seguinte associação:

  • Cabeça: palavras-chave base, como por exemplo: tênis, camiseta, livro
  • Cauda: palavras-chave com variações, como por exemplo: tênis de corrida, camiseta azul marinho, livro de suspense

Quando alguém faz uma busca por uma palavra específica, existe a chance de ele estar procurando por algo bem específico, ou então tentando aprender mais sobre um produto ou serviço, ou ainda com vontade de comprar um determinado produto.

O grande ponto é fornecer, a este tipo de usuário, exatamente o que ele busca, o que ele quer, o que ele deseja. Sendo assim, no SEO, explorar as variações de uma palavra-chave, fazem com que você atinja uma maior quantidade de usuários, que normalmente, já sabem especificamente o que desejam.

Com esta capacidade de fornecer a busca exata, o seu website, obtém uma vantagem sobre os concorrentes, pois o usuário já achou o que desejava, dependendo agora de detalhes técnicos ou financeiros para concluir uma compra, por exemplo.

Em minha experiências, vi que os usuários que buscam por palavras-chave específicas são aqueles que possuem um maior ROI. São eles que compram os produtos e aqueles que tem a maior chance de recomendar a sua página para outra pessoa.

Fica aqui a sugestão, procure saber quais são as suas palavras-chave principais e explore o poder do Long Tail para aumentar o seu ROI e a quantidade de visitas.

13 opiniões sobre “O que é long tail?”

  1. Pingback: Fábio via Rec6
  2. Pingback: domelhor.net
  3. Muito bom artigo Fábio!

    Mais uma dica pro pessoal sobre longtail e keyword seriam variações erradas da sua keyword.
    Exemplo: seu keyword é Jornal, então muitos usuários podem se enganar de como escrever ou até escrever errado como: Jornau, ou Jonal

    Pode parecer estúpido mais com nomes em inglês e outras variações vem muito usuário via mecanismos de busca que digitam errado e caem no seu site.

    Esses dias veio um cara em um website meu com a seguinte keyword: (não ria)
    “mp3 play como ouviu”

    É óbvio que esse é um exemplo xulo, e você não deve focar em coisas estúpidas, mais em variações de keyword eu acredito que sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>