SEO – Subdomínios, Clientes, Softwares e Redirecionamentos

Olá pessoal,

Em mais uma bateria de perguntas do meu FormSpring, abordei perguntas relacionadas à implementação de subdomínios em WordPress, uma pergunta sobre ética com clientes em trabalhos de SEO, uma dúvida sobre qual o melhor software de SEO para se investir e ainda uma pergunta simples sobre redirecionamento. Vejamos cada uma:


Pergunta: Ricotta, ouvi no Podcast da UaiSEO não é muito recomendado o uso de subdomínios, pelo fato de ser algo extremamente técnico. Em blogs, com wordpress, posso usá-los tranquilamente??

Resposta: Olá,

O ponto da discussão que levantamos é que o uso de subdomínios é algo mais avançado em SEO, necessitando uma maior atenção do profissional para conseguir obter os resultados desejados.

Já vi diversas formas de implementar os subdomínios, inclusive utilizando WordPress. O ponto é qual a finalidade destes subdomínios.


Pergunta: Vamos dizer que uma empresa média que presta serviços de SEO para alguns clientes. A empresa precisa comprar um programa para ajudar no trabalho, só um. Qual seria?

Resposta: Olá Alex,

Eu realmente não sei apontar qual o melhor software para comprar pois trabalho com ferramentas desenvolvidas internamente e em alguns casos em ferramentas de grandes empresas, tais como SEOmoz, SEObook ou ainda o SEM Rush.

Eu acho que você deve avaliar quem lhe dá as informações que você necessita pelo menor preço.


Pergunta: Ola Fabio. Gostaria de saber como fica a questão da ética em SEO. Um exemplo: Um cliente te contrata para posicionar o site dele nos buscadores para um determinado nicho e um outro do mesmo nicho também quer te contratar.. como fazer nestes casos?

Resposta: Eu realmente fecho uma exclusividade com os clientes. Caso algum concorrente tente me contratar eu aviso que não posso realizar o trabalho por já possuir um cliente na área.

Esta é uma prática boa pois caso os dois sejam concorrentes diretos, imagine o problema gerado caso um cliente saiba que o outro conseguiu um melhor posicionamento. Ele questionaria o trabalho de SEO, dizendo que se funciona para o concorrente, tem que funcionar para ele também.

E como sabemos, existe apenas 1 primeiro lugar.


Pergunta: Fábio, utilizo no trabalho uma ferramenta pra checar posicionamento.Porém como a ferramenta solicita uma busca repetidamente agora o Google está pedindo captcha em todas buscas. Normal? tem solução?

Resposta: Isto realmente acontece quando o Google nota que você está fazendo diversas requisições automatizadas. Você deve consultar o desenvolvedor da ferramenta para saber o que ela é capaz de fazer para burlar este tipo de problema.

Normalmente a dica envolvida é não realizar muitas consultas em pouco tempo e ainda utilizar proxy para as consultas.


Pergunta: Fabio, redirecionamento multiplos ex: http://…com.br/index.php?ir=verEmpresa.php&Empresa_Id=21017 para http://…com.br/empresas/fabio-ricotta tá, até aí eu sei mas para fazer em mais de 10mil paginas? todas por ID, para n perder as pages indexa

Resposta: Faça um mapeamento no banco de dados. Solicite um script que consulta o permalink a partir do ID.


Caso você queira me perguntar algo relacionado, utilize o formulário de comentários abaixo ou deixe uma pergunta no meu FormSpring.

Um abraço!

Uma opinião sobre “SEO – Subdomínios, Clientes, Softwares e Redirecionamentos”

  1. Olá Fabio…
    Quando uso a ferramenta do site de vocês, para verificar cabeçalhos tenho o seguinte resultado:

    Cabeçalhos da URL http://www.importexpress.com.br

    HTTP/1.1 302 Redirect
    Content-Length: 158
    Content-Type: text/html
    Location: http://compras.importexpress.com.br
    Server: Microsoft-IIS/6.0
    X-Powered-By: ASP.NET
    Date: Tue, 19 Oct 2010 11:19:53 GMT

    Gostaria de saber até onde isso pode prejudicar?se devo mesmo mudar para redirecionamento 301?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>