A Web Está Preparada Para Tanta Informação?

Ontem ao ler um post que estava bem rankeado no Rec6, tive a sensação de que a minha idéia é baseada na experiência e insatisfação de várias pessoas.

No post, o autor ilustra o problema atual que o Rec6, um agregador de notícias, vivencia. Basicamente, o Rec6 passa por uma lentidão e instabilidade terrível. Além do autor, eu e vários outros colegas da MestreSEO, estamos presenciando quantas vezes o Rec6 para de funcionar, carrega pela metade, ou sequer responde à requisição do browser.

Alguém poderia até falar, “ahhh mas você está falando de um site brasileiro, que pode ser considerado inferior à sistemas gringos”. Mas não é só o Rec6, recentemente vários (põe vários nisso), usuários estão reclamando da instabilidade do Twitter, um dos mais famosos sites de interação com o usuário.

Cansados desta instabilidade, vários usuários do Twitter, optaram por migrar para um concorrente à altura, o Jaiku (do Google) e o que deu? Instabilidade denovo! O Jaiku está sofrendo várias sobrecargas ao longo do dia.

Mas então, será que a Web está preparada para tanta informação, interatividade e comunicação que nós simples mortais queremos?

Não sei ao certo se é erro de projeto, na escalabilidade do sistema, mas parece que os sistemas atuais não estão pensando na satisfação do usuário. É a mesma idéia de chegar em um posto de gasolina, pedir para completar o tanque do seu carro, e o frentista falar: “Temos a gasolina, mas a bomba não está funcionando. Você pode voltar outra hora?”. É claro que você não vai voltar outra hora, você quer a gasolina agora, o seu carro vai parar se não tiver a gasolina.

Trazendo este pensamento para a Web, você não quer interagir depois no Twitter, você quer naquela hora, aquela é a hora que você vai contar a todo mundo que o seu cãozinho rolou a escada, ou que você teve uma idéia inovadora, ou avisar à todos que um programa de televisão está dando brindes de graça. Aquele é o momento, e se o Sistema Web(Twitter, Jaiku, Orkut, etc) não estiver disponível naquele momento, ele não serve mais, sua emoção foi perdida e a informação já estará velha.

Então, um recado as empresas que estão na onda da Web 2.0: “Não percam o momento, o seu usuário precisa de você naquele exato tempo e não depois.”.

6 ideias sobre “A Web Está Preparada Para Tanta Informação?”

  1. Pingback: domelhor.net
  2. Pingback: iTag.com.br
  3. Pingback: Fábio via Rec6
  4. Olá Fábio,
    Muito obrigado pela mensão ao tópico do bloggando.
    Em questão ao está preparado, acredito que não
    O’que mais deixa o pessoal é irritado é na hora que você precisa daquele site, o site está indisponível, eu acho que quem está indo
    na onda da web 2.0 não está pensando nos leitores, e sim em ter
    um faturamento com lucros do tipo adsense, uol afiliados, mercado
    livre
    e outros…
    Do que adianta ter um excelente site e não ter visitantes, leitores
    e usuários que "confiam no site".
    Grande abraço, e muito bem inscrito seu texto 😉

  5. Olá Matheus,

    Obrigado por vir aqui no meu site. Você falou tudo… lembrou muito bem a parte de faturamento. No começo da Web 2.0 você via aplicações que buscavam a interação com o usuário e hoje você vê aplicações que devem dar lucro e ter interação com o usuário, não importa a qualidade.

    Vamos ver como os desenvolvedores dos grandes sites Web 2.0 se comportam ao longo deste ano.

    Abraços e obrigado pelo elogio.

  6. No final tudo vai terminar em bomba. Acho que vai existir muito o “boom” desses serviços, mas depois, tudo vai se acabar, ou deixar de ser popular. Então o melhor é aproveitar agora. 😀

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *