Arquivo da categoria: Marketing Digital

Mudança de URLs – Não perca posicionamento no Google com o Redirecionamento 301

Olá pessoal,

Recebi uma dúvida por email e achei interessante responder por aqui:

Tenho um cliente que possui um site sem urls amigáveis, no entanto estamos produzindo uma nova versão que contará com essa característica. No entanto não gostaria de perder as referencias existentes já no Google para o site, teria algum jeito de redirecionar as páginas antigas já em cache no Google para o novo site?

O objetivo disso é tentar não perder atualmente o pagerank obtido de algumas páginas do site.

Resposta: Redirecionamento 301

A resposta aqui é bem simples. O que você precisa fazer é criar um redirecionamento 301 da URL antiga (sem ser amigável) para a versão amigável.

Exemplo

Se sua URL antiga for algo como www.meusite.com.br/?p=1234

E sua nova URL será: www.meusite.com.br/categoria/pagina-do-produto-1234

Você deverá criar uma regra de redirecionamento 301 para cada um dos casos, onde o servidor irá indicar ao usuário qual o novo endereço. Para cada linguagem existe uma forma de redirecionamento e basta olhar este guia aqui para ver qual você irá precisar: http://www.mestreseo.com.br/seo/redirecionamento-301-em-php-asp-htaccess-coldfusion-e-ruby-on-rails

Salário Médio de um Profissional de SEO

Uma pergunta que sempre recebo em podcasts, eventos e nos nossos curso é quanto ganha, em média, um profissional de SEO? Realmente, o que tenho visto em termos de salário é agora nesta média:

Estagiário de SEO: 600 a 1200
Assistente de SEO: 800 a 1400
Analista de SEO Jr: 1100 a 2800
Analista de SEO Pleno: 1500 a 4500
Analista de SEO Senior: Inestimável

Vale lembrar que estes valores são com base na contratação CLT e oferecendo benefícios. No caso de contratação PJ, os valores devem ser superiores ao mencionado.

Do analista sênior, eu diria que é inestimável pois pouquíssimos profissionais de SEO possuem mais de 5 anos trabalhando com SEO. Eu, particularmente, não conheço 5.

Vale lembrar que estes são os valores que eu tenho conhecimento, em cima de empresas do meu círculo de amizade e relacionamento profissional. Estes valores não refletem o mercado brasileiro como um todo.

Google Webmaster Tools Mostrando Erros – Como Proceder?

Pergunta:
Fabio, o Google Webmaster Tools indica alguns erros de rastreamento para meu site. Porém, mesmo resolvendo os problemas encontrados, os erros ainda aparecem no Webmaster Tools. Já enviei outro sitemap e mesmo assim os erros estão lá.

Resposta:
Normalmente o Google atualiza o Google Webmaster Tools de tempos em tempos, desta forma, se você já corrigiu todos os problemas, basta aguardar um certo tempo que esta informação será atualizada.

É muito importante que você fique de olho nos erros que o GWT exibe para você, para assim corrigi-los e o Google consiga indexar o seu website perfeitamente.

Diretório do Yahoo e DMOZ – Relvância para Rankings?

Uma pergunta bem interessante que vi no Quora era relacionada ao Diretório do Yahoo! e o Dmoz. Um dos usuários perguntou se eles são interessante e se melhoram o seu rankeamento no Google.

Eu, particularmente, gosto de utilizar o Diretório do Yahoo para sites completamente novos. O Diretório do Y! fornece bons links para você e dependendo de como você cadastra, ele te acrescenta nas versões dos países.

Com relação ao Dmoz, ele é bem difícil de ser incluído pois os editores revisam com muita rigidez o site que você tentou incluir. O que eu acho de interessante do Dmoz é que diversos scripts prontos de diretórios possuem uma opção de “baixar” todos os sites cadastrados no Dmoz. Isso pode fazer com que você ganhe alguns links ao longo do tempo.

Ainda sobre diretórios, minha sugestão é que ao pensar em incluir um website em um diretório, verifique se a categoria que você deseja incluir possui um cache com, no máximo, 30 dias de idade. Olhe também o PageRank da página, onde eu, particularmente, não cadastro em páginas com PR menor que 1. Sempre fuja de categorias que possuam PR em graybar.

Para fechar com uma dica, se você tiver um orçamento apenas para o Diretório do Yahoo, eu sugiro que você troque este cadastro por outros diretórios de nicho que são bem mais baratos e trazem um retorno bem melhor por serem focados na sua área.

SEO e Comentários – Cuidado com Keyword Stuffing

Olá pessoal, recebi mais uma dúvida no Formspring. Vamos a ela:

Pergunta:
Meu nome é Amanda. Todos dizem que comentários é bom para o site em termos de SEO, mais como lidar com comentários com palavras chaves sempre as mesmas, por exemplo “promoção” os usuários repetem a mesma palavra sempre, isso não é keyword stuff ?

Resposta:
Olá Amanda, realmente, os comentários ajudam muito em SEO pois eles adicionam conteúdo a sua página. Normalmente eles são únicos e desta forma, você pode adicionar um valor muito bom a sua página por ela conter um conteúdo que só existe lá.

Entendendo melhor a sua dúvida é que normalmente, em cada comentário, a pessoa irá citar o termo principal do artigo ou conteúdo em si. Isto é bem comum e você não deve se preocupar muito, pois cada menção dessa palavra está ao redor de um conteúdo único. Isso deixa algo mais “dissolvido” entende?

O que você deve se preocupar é se alguém enviar comentários em que eles repitam apenas uma palavra por diversas vezes. Estes você deve eliminar. Combinado?