A Origem do Termo “Search Engine Optimization”

Eu trabalho há 3 anos e meio com SEO e nunca se passou na minha cabeça em pesquisar pelo mais básico: a origem da palavra. Pois bem, cerca de 1 mês atrás li este post do Search Engine Land relatando quem era o real inventor da palavra “Search Engine Optimization”.

No artigo, o autor Bob Heyman confronta um fato atual da web: o Sr. Jason Gambert está tentando a patente do termo SEO (Search Engine Optimization), alegando que foi o primeiro usuário em 2007 (isto mesmo, em 2007) a usar o termo. O mais incrível é que eu tenho documentos escritos na época, falando de SEO, logo até eu possuo algo que possa confrontar o pedido de patente de Jason.

A real origem do termo SEO

O post do Search Engine Land cita que a origem do termo SEO foi relatada em 1997 no livro Net Results, que o próprio autor Bob Heyman juntamente com Leland Harden e Rick Bruner escreveram.

No livro, os autores mostram que o termo surgiu a partir de uma “conversa” entre o empresário de uma banda, quando ele questionou por que a página da banda estava na 4ª posição do buscador. Comparando as alterações atuais, Bob e Leland Harden constataram que o número de palavras-chave (Jefferson Starship) da página havia diminuido, assim o site havia caído de posição.

Assim que os designers de Bob retornaram com as palavras-chave “Jefferson Starship”, o site voltou a figurar na primeira posição do buscador.

Com isto, Bob e Leland chamaram esta nova área de Search Engine Optimization e logo após contrataram o seu primeiro SEOM (Search Engine Optimization Manager). Assim surgiu o SEO.

Primeira aparição concreta do termo SEO

Adam Audette postou em seu blog, uma história mais detalhada, cheia de imagens, que confronta a colocação do livro de Bob Heyman. Para Adam, e para muitos, fatos concretos valem mais do que palavras, então ele montou um tipo de linha do tempo do termo SEO.

A Wikipedia (EN) referencia um comentário de Danny Sullivan onde ele aponta que o termo SEO foi referenciado pela primeira vez em um post SPAM na Usenet.

Em uma busca na internet, Adam mostrou um link para o post referenciado pelo Danny Sullivan, o qual vocês podem ver abaixo. Atentem para o termo Search Engine Optimization destacado.

Até aí, esta era a primeira aparição online do termo Search Engine Optimization.

Mas esta é mesmo a primeira aparição do termo SEO?

Mas veja só o que o Adam encontrou: uma página de 15 de fevereiro de 1997 que prova que John Audette usou o termo Search Engine Optimization cerca de 5 meses antes do post SPAM referenciado na Wikipedia.

http://web.archive.org/web/19970801004204/www.mmgco.com/campaign.html

Na página do Multimedia Marketing Group (MMG), empresa online de John Audette, o termo aparece claramente:

Existem mais páginas criadas pela MMG que citam o termo, mas esta já é o suficiente para mudar a história.

Conclusões

Para mim, termo falado não garante muita coisa. Se não foi gravado ou escrito, não possui valor histórico.

Espero que tenham gostado deste mix de posts gringos, explicando a origem do termo SEO.

Até a próxima.

5 ideias sobre “A Origem do Termo “Search Engine Optimization””

  1. Pingback: Fábio via Rec6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *