Enviar seu Feed como Sitemap no Google Webmaster Tools

Estava analisando os meus dados no Google Webmaster Tools, que é a ferramenta do Google onde os webmasters possuem uma lista de informações sobre os seus websites.

Depois de passar por algumas seções, resolvi ver a parte de Assinantes do Feed, para ver se o Google já havia integrado com o Feedburner. Como vocês podem notar na imagem abaixo, a ferramenta do Google diz que possuo 81 assinantes do feed, o que não condiz com o ícone do Feedburner na sidebar aqui do blog.

Sem integração eu já estava quase mudando de tópico na ferramenta, quando vi um novo botão “Add”. Logo, reparei que existia um novo texto explicativo no ínicio da página:

You can also choose to submit your feed as a Sitemap. A Sitemap is a useful way of telling Google about pages on your site we might not otherwise discover. More information about Sitemaps.

Incrível! Agora você pode enviar o seu feed como se fosse um Sitemap! Esta é uma excelente oportunidade de indicar ao Google quando você tem conteúdo novo caso você não possa criar um arquivo Sitemap completo para o seu blog.

Espero que tenham gostado da dica.

5 ideias sobre “Enviar seu Feed como Sitemap no Google Webmaster Tools”

  1. Fabio;

    Show de dica essa. O Feed vai funcionar como um ping avisando ao google que existe conteúdo novo e quem sabe agilizando a passagem dele pelo blog.

    É uma ótima notícia pra quem tem blogger ou outro blog em ferramenta que não permite a crianção de sitemaps.

    Muito bom!

  2. Olá Fabio, esse botão Add que é novo, pq a possibilidade de enviar feeds como sitemap já existe ha bastante tempo, ja q um arquivo de feed possui as mesmas caracteristicas de um arquivo de sitemap.
    abraços

  3. O estranho é que o Webmaster Tools tem também outras facilidades, que só aparecem em determinados sites… o site de um cliente, o http://www.jornalpequeno.com.br, tem o New site map, mas já o meu site, o http://www.direito2.com.br não aparece, apesar dele também ser um site de notícias.

    O Yahoo já usava essa opção dos Feeds, mas prefiro usar o sitemap padrão, pois ele mantém o Google atualizado para ter acesso a todas as páginas do seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *