Ferramenta de SEO: Veja uma página como o Googlebot vê

Googlebot

Hoje aqui no trabalho na MestreSEO deparei-me com um problema um tanto “cabuloso”: o site que estamos fazendo SEO não está conseguindo indexação no Google e Yahoo. Estamos estudando este problema a vários dias e reparei que estávamos recebendo um erro no Google Webmaster Tools, falando que as URLs estavam retornando um código 302. O código 302 indica que a página foi movida temporariamente, impossibilitando assim a indexação pelo Googlebot.

Por fim, procurei na internet e achei uma ferramenta de SEO que você pode trocar o user agent para testar qual o código HTTP e o conteúdo é enviado ao “agente”. O que me impressionou foi ao tentar o Googlebot, o Yahoo-Slurp e o AskJeeves-Teoma, eles mostravam código 302. Incrível! As “malditas páginas” nunca iriam ser indexadas.

Como o gerenciamento do sistema e dos servidores não é de nossa responsabilidade, e nem temos acesso, pedimos aos sysadmin’s da empresa para verificar este erro. Realmente, nunca tinha visto algo assim.

Fica aqui a sugestão de testarem o user agent, caso o seu site não consiga indexação no Google.

Abraços

Participe da discussão

4 comentários

  1. Fabio,parabéns pelo seu trabalho,e vemos que os blogs mostram a opinião dos pobres “terráquios”,que têm idéias nunca imaginadas antes…

    Vou linkar sua URL no meu blog,se puder me ajudar nessa parte tb…

    http://leandromaringolo.blogspot.com

    Abraço.

  2. E ae Fábio!

    Faltou falar que o site é desenvolvido em ASP, o server é Microsoft ISS e que o MSN-Bot recebia código de retorno correto, o 301. Exclusivamente o msnbot teve a resposta certa, os outros bots, não.

    Bizarro mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *