Google Dance: Variação do Índice do Google

E aí pessoal, como vão?

Faz tempo que não posto aqui no blog né? Ultimamente estou com o tempo contado para tudo e o blog foi uma das coisas que deixei com menos tempo. Bom, mas não estou aqui para lamentar o pouco tempo e sim discutir sobre um assunto que tenho presenciado, e lido sobre ocorrências ao redor do mundo. Estou falando da dança do Google, ou melhor a “Google Dance”.

O Google Dance é uma variação no índice do Google, onde os resultados oscilam de um dia para o outro, ou até (presenciei isto), de hora para hora. Este tipo de variação ocorre sem prazo para acabar e tem, ao meu ver, duas finalidades:

1) Oscilar os resultados para que os usuários vejam resultados diferentes dos que estão “acostumados”, ou seja, mudar a posição daqueles sites que sempre estão nas mesmas posições.

2) Ajustar os índices dos datacenters. Como o Google precisa disponibilizar conteúdo para vários países e de forma rápida, ele necessita de vários servidores de dados espalhados pelo planeta. Em algum momento o Google precisa atualizar as informações de um datacenter, e é neste momento que um datacenter fica atualizado e outro não, ocasionando diferentes resultados.

Um dos casos que estamos vivenciando na empresa onde trabalho, a MestreSEO, é que tranferimos o SEO Dicas, antigo blog da empresa, para o novo endereço de blog que fica no domínio da empresa. Ao redirecionar com 301 todo o conteúdo, pude notar que em 2 dias as páginas começaram a mudar de endereço, mas no terceiro dia todas elas “voltaram” a ser parte do SEO Dicas. Assim em um determinado dia, as páginas já haviam atualizado, mas no dia seguinte elas retornaram ao seu endereço original.

Este movimento do índice do Google está sendo reportado por vários blogs de SEO ao redor do mundo e estou estranhando muito isso. Será que isto virou um padrão do Google? Não sei ao certo ainda, o que sei é que isto pode fazer alguns sites cairem e outros ganharem mais visitantes. Vamos esperar as próximas semanas para saber.

Abraços

6 ideias sobre “Google Dance: Variação do Índice do Google”

  1. Fala fábio!
    Muito bom post, ainda não tinha ouvido esse termo. Mais já senti na prática isso. As vezes eu pedia para alguém pesquisar alguma keyword que eu havia acabado de pesquisar, e então os resultados exibidos já eram outros.

    Essa rotatividade realmente beneficia o usuário de certa forma.

    Grande abraço.

  2. Amigos,

    Este ano aconteceu uma ‘dança’ muito grande no índice ou classificação do Google.
    Talvez pelo cadastro de milhares de milhares de novos domínios.
    O Google não explica a ‘dança’. Só a especulação entre nós ajuda a esclarecer o assunto.
    É trabalhar e buscar resultados.
    Não há outra fórmula.

    Sucesso a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *