Google Analytics

KPIs para Blogs

Olá,

Hoje em dia existem muitos blogs buscando sucesso mas poucos deles sabem como mensurar os seus dados para saber se já chegaram lá. Neste artigo, discuto como você pode monitorar KPIs em seu blog com a finalidade de identificar pontos positivos e negativos do seu trabalho.

O que são KPIs?

Um indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator “KPI”) é um tipo de medida para saber se um objetivo está sendo alcançado. Eles são utilizados em vários momentos de empresas e negócios para aferir se o desempenho de algo, como uma área ou produto, está aceitável ou não.

Em um blog, um KPI visa mostrar se o projeto está crescendo e rendendo bons frutos. Exemplos rápidos de KPIs seriam, visitas, comentários, compartilhamentos e outros.

Por que monitorar?

Os KPIs são fundamentais para profissionais e pessoas que desejam alcançar metas ou saber efetivamente se um negócio está crescendo. Sem a mensuração não é possível dizer se o blog, no nosso caso, está aumentando a sua relevância e ganhando espaço no mercado.

O que monitorar?

Talvez a maior preocupação das pessoas e profissionais que trabalhe com blogs seja o que monitorar e não por que monitorar. Neste caso, o que eu recomendo para alguém que está iniciando é se concentrar nos seguintes KPIs para blogs:

1. Visitas

O monitoramento de visitas sé o item mais básico e ele lhe informa quantas pessoas estão vendo do conteúdo do seu blog por dia, semana ou mês.

2. Artigos que mais recebem visitas

Outro KPI que gosto de monitorar é quantas visitas cada artigo recebe. Assim entendemos o que faz mais sucesso junto à nossa audiência.

3. Canais que enviam visitas

Um KPI derivado do 1º é o monitoramento por canal. É interessante saber se o Facebook traz mais visitas do que o Google, ou ainda comparar a efetividade entre Twitter e Google+.

4. Comentários em artigos

Se os seus artigos forem interessantes e atraírem a audiência, eles vão receber comentários dos leitores. Esta é uma boa métrica de sucesso. Quanto mais comentários, mais você instigou o pensamento do seu leitor.

5. Quantidade de compartilhamento sociais

De forma muito similar ao item 4, o monitoramento de quantas pessoas compartilharam o seu artigo em redes sociais é fundamental para saber o sucesso junto aos seus leitores.

Como monitorar?

Não basta mencionar que existem, é importante ensinar como monitorar. Neste caso, vamos ver como monitorar cada um dos KPIs mencionados acima.

Monitorando Visitas

Este é o KPI mais fácil de monitorar. Basta instalar o Google Analytics em seu blog e ele começará a capturar esta informação. No caso de WordPress, você pode instalar o plugin Google Analytics for WordPress, que lhe ajudará a instalar o Google Analytics sem a necessidade de mexer em uma linha de código.

Relatório de Visitas em Artigos

Com o Google Analytics instalado, basta fazer uma rota bem simples. Acesse “Behavior > Site Content > Landing Pages”.

Relatório de Canais

Ainda com o Google Analytics, basta fazer uma outra rota. Acesse “Acquisition > Channels”.

Monitorando comentários em artigos

Ainda com o Google Analytics instalado, e fazendo uso do plugin Google Analytics for WordPress, você pode deixar marcado a opção de realizar tracking de informações:

Em seguida, o relatório estará disponível na rota “Behavior > Events”.

Monitorando quantidade de compartilhamento sociais

É possível saber dentro do Google Analytics quantos compartilhamentos sociais cada página do seu blog teve. Basta realizar a integração dos botões sociais e você conseguirá estes dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *