Robots.txt vs Rel=Nofollow vs Meta Robots Nofollow

Hoje recebi pelo skype, uma mensagem do Frank, falando sobre este link do SEObook.  Basicamente, o Aaron Wall fez uma tabela muito interessante, baseada na entrevista que o Eric Enge fez com o Matt Cutts em 2007. Esta entrevista cobriu muitos pontos legais e sugiro que vocês deêm uma lida. Tem muita dica lá.

Então segue abaixo a tabela de Robots.txt vs Rel=Nofollow vs Meta Robots Nofollow traduzida:

Indexável pelo Googlebot?
Aparece no Índice?
Consome PageRank
Riscos? Perdas?
robots.txtnãoSe o documento recebe links de outros documentos, ele deve aparecer a URL somente, ou com informações dos links que apontam para ele ou de fontes confiáveis de conteúdo(Dmoz).sim

As pessoas podem olhar o seu arquivo robots.txt e observar qual o conteúdo que você não deseja indexar. Muitos lançamentos são descobertos por pessoas que ficam observando mudanças no arquivo robots.txt.

robots meta noindex tag simnãosim, mas pode passar o seu PageRank para as páginas que ela linka.

Os links em uma página com noindex continuam indexáveis por spiders mesmo que a página não apareça nos resultados de busca(a menos que eles sejam usados com nofollow)

Uma página usando robots meta nofollow (uma linha abaixo) em conjunção com noindex acumulam Pagerank, mas não passam isto para outras páginas.

robots meta nofollow tag a página de destino é indexada somente se for linkada através de outro(s) documento(s)a página de destino aparece no índice de resultados somente se for linkada através de outro(s) documento(s)não, o PageRank não é passado ao destinoSe você está forçando significantemente o PageRank para aquela página e não permite que o mesmo flua para outras páginas, você pode estar perdendo uma significante força.
link rel=nofollowa página de destino é indexada somente se for linkada através de outro(s) documento(s)a página de destino aparece no índice de resultados somente se for linkada através de outro(s) documento(s)não, o PageRank não é passado ao destinoSe você está fazendo alguma coisa que pareça spam e está usando nofollow em seus links externos para esculpir o PageRank então você pode parecer um profissional de SEO e está mais susceptível a ser penalizado pelo Google por "search spam".

Vale lembrar que esta tabela é de autoria do Aaron Wall do SEObook.

Na MestreSEO existe alguns posts interessantes sobre o assunto:

Um abraço e até a próxima.

4 ideias sobre “Robots.txt vs Rel=Nofollow vs Meta Robots Nofollow”

  1. Pingback: domelhor.net
  2. Eu estou desenvolvendo um site para um cliente. Neste site possui uma área Administrativa… Quais tags eu posso utilizar para que o google não referencie esta area?

  3. Criar um site e tentar alavancar o pagerank e posição de uma página X do site, utilizando em todas as páginas um link para a página X e na página X colocar nos links a tag “rel=nofollow” pode ser considerado black hat? Além é claro de adquirir links externos em rede sociais etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *