Sobre

Olá, meu nome é Fábio Ricotta.

Comecei na Internet em 2000, na cidade de Itajubá, onde eu residia. Era aquele momento da “Internet Discada”, onde ter um USRobotics era garantia de conexão boa, ou ao menos de estável. Para variar o meu modem era daquelas “onboard” e vivia caindo.

Aprendi HTML com o meu amigo Rodrigo Almeida, com uma folha de papel frente e verso, que descrevia as principais tags. Fiquei “emocionado” ao ver e começar a testar.

Lembro até hoje de montar a minha primeira página no bloco de notas e mostrar para a minha mãe. Era uma página com fundo preto e letras verdes. Me sentia um “hacker”.

Profissionalizando

Caminhei daí para os fóruns de ajuda. Frequentei muito o iMasters, para sanar todas as minhas dúvidas, até que entrei como “sócio” no website chamado MXStudio. Lá eu contribuía essencialmente com ensinamento sobre Fireworks, mas também dava os meus pitacos na área do Dreamweaver e PHP.

Algum tempo depois, entrei na Universidade Federal de Itajubá, no curso de Ciência da Computação.

No segundo ano, consegui entrar em uma empresa, a Deals Consultoria e Desenvolvimento, para trabalhar como web designer.

Foi aí que tudo começou a ficar mais sério.

SEO na vida

Na Deals eu aprendi coisas novas, muito novas. Foi lá que o tal do “SEO” me foi apresentado.

Palestrante

Creio que a minha “carreira” como palestrante começou no evento EDTED em São Paulo. Foi lá a minha oportunidade de palestrar de verdade:

Tive diversas oportunidades de palestrar, não posso reclamar disto.

Palestrei para profissionais de front-end:

Falei por diversas vezes com blogueiros:

Estive várias vezes no palco da Campus Party:

Sempre com a casa cheia:

E creio que o meu momento como palestrante internacional, no evento que mais respeito de SEO, o MozCon:

Empreendedor

Não digo que foi uma jornada fácil, mas tenho que reconhecer que dei sorte, em partes. Primeiro que tive a oportunidade de aprender algo, SEO, antes de vários profissionais no Brasil. Em 2007, eu já gerenciava toda a empresa, hoje em dia, eu diria que eu era o presidente mesmo, mas na época, eu era considerado (e me considerava) apenas gerente. Foi aí que a oportunidade/sorte começou novamente.

Com uma conversa aqui e outra ali, em 2008, fundei a MestreSEO, com meu ex-patrão, Elias DaSilva. A proposta era fazer uma agência de SEO no Brasil, com metade do meu tempo e um funcionário. Sorte a minha em ter o Frank Marcel para começar tudo.

A jornada aí foi longa. Em metade do tempo eu precisava gerenciar e empresa do Elias, e na outra metade do tempo, trazer clientes e ajudar o Frank com o único cliente que já tínhamos.

Daí pra frente posso dizer que foi trabalho duro mesmo.

Hoje, anos após a fundação, depois de mudar de nome para Agência Mestre, sou o presidente e sócio de uma das agências de marketing digital mais renomadas do Brasil. Temos mais de 50 clientes na carteira, incluindo Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, Azul, Bayer, Band, HP, Natura, Infomoney, Lopes, Imovel Web.

Cursos

Em 2009, depois de voltar de alguns eventos de SEO nos EUA, montei o nosso primeiro curso de SEO.

Foram muitas turmas, somando mais de 3.000 profissionais treinados em SEO.

Em 2014, fundei a Mestre Academy, uma plataforma de ensino à distância pela Agência Mestre, onde tornamos real os cursos à distância da Mestre. Foi e é um sucesso. Já passaram mais de 1.000 alunos desde Janeiro de 2014 na plataforma.

O futuro?

É difícil prever o que vem por aí, mas sei que existem diversos pontos que preciso melhorar como empreendedor, administrador e profissional. Ainda existem “gaps” que preciso preencher em nossa estrutura, para lançar novos projetos junto à Mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Meu blog pessoal, com dicas e técnicas de SEO, Analytics, Mídias Sociais e Google e muito mais…