Pesquisar
Close this search box.
3 Passos Para Atrair o Cliente Perfeito para Sua Agência Digital
3 Passos Para Atrair o Cliente Perfeito para Sua Agência Digital
Sumário

3 Passos Para Atrair o Cliente Perfeito para Sua Agência Digital

Você provavelmente já parou para pensar “como seria a minha agência se eu só atrair o cliente perfeito?”. Depois, deve ter imaginado que estaria todo mundo sorridente, arco-íris dentro da sua agência, todo mundo feliz! Mas, quem tem vida de dono de agência, sabe que não é bem assim.

Como atrair o cliente perfeito?

Mas, esse post é para deixar a sua vida muito mais tranquila. Eu separei três passos para você atrair o cliente perfeito e começar a receber pessoas mais alinhadas ao seu perfil ideal.

Essa é uma busca recorrente que você tem que ter, pois, nem sempre as pessoas que vão bater na sua porta são os melhores prospects. E está tudo bem! Não quer dizer que você tem que aceitar todo mundo, esta é a grande sacada.

E muitas vezes, esse é um dos grandes erros dos donos de agência digital, aceitar todos os clientes que aparecem porque tudo é dinheiro. Às vezes quando eu chego no módulo de “conseguir novos clientes” no treinamento do Agência10x as pessoas falam “mas Fabio, eu não posso negar cliente”! E eu digo muito que quando você traz o cliente errado, você está fechando a porta para um cliente certo.

Na linha de pensar alguns passos para atrair a pessoa ideal, vou te revelar algumas das coisas mais simples possíveis, mas que fazem a diferença. Veja!

1. Defina o seu cliente ideal

Eu dúvido que você tenha definido claramente quem é o seu cliente ideal. Se você fala “Fabio, o cliente perfeito é aquele que pode pagar a minha agência digital”, fique sabendo que não é bem por aí.

O que eu entendo como cliente ideal? É o cara com melhor retenção, que gera mais resultado, e que tem sinergia com a sua agência.

Vamos, lá! Como assim “retenção”? Pense que tipo de cliente fica hoje em dia mais tempo com sua agência? Você vai ter que olhar nos dados históricos qual o perfil que renova com a sua empresa e qual o faturamento médio.

Outro ponto, o “resultado”. Qual tipo de cliente você consegue normalmente proporcionar o melhor resultad?. Por exemplo, tem agência que é altamente focada em saúde, mobiliária, ou outro segmento específico.

Hoje, por exemplo, clientes que trabalham no modelo B2C (Business to Consumer) tendem a ter mais resultado aqui na Mestre.

Por último, “sinergia”, que também poderia ser definida como “cultura”. Para atrair o cliente perfeito, ele precisa acreditar nas mesmas coisas que você. Por exemplo, se o cliente não tem um foco em resultados e a sua agência se motiva muito por isso, provavelmente suas ações não vão se alinhar.

Então é importante que você saiba quais coisas que não abre mão dentro da sua empresa. Às vezes, em uma conversa com o cliente, pode entender se ele tem a mesma sinergia que você. Isso no briefing você normalmente você já descobre.

2. Anunciar para o público-alvo

Esse é um dos principais erros de donos de agência, às vezes não anunciam o seu produto para atrair o cliente perfeito. Já vi muitos casos da empresa não gastar um centavo para divulgar o que ela vende, não leva sua marca para novas pessoas, não cria e-books, vídeos para levar para ao público ideal.

Hoje a gente faz isso na Mestre. Nossos e-books são altamente direcionados para o público que a gente entende como o melhor cliente.

Para fazer isso, já dá para sentir algumas características na hora de estudar o perfil, por exemplo, perceber que você vende muito bem para pessoas da sua região. Você tem que pensar o que o seu cliente gosta, quais são os interesses dele, para poder anunciar de maneira mais assertiva.

3. Validação

O maior erro que eu vejo na hora de atrair o cliente perfeito é entregar uma proposta para pessoas que você nem valida antes. A pessoa pede e o seu time comercial já manda para ele, e não necessariamente precisa ser assim.

A conversa de briefing, ou o primeiro contato com o seu prospect, tem que te dar clareza se você pode chegar na proposta ou não. Só encaminhe para alguém com quem você quer trabalhar.

Então, se a pessoa não tem o perfil do seu cliente ideal, deixe claro que não poderá ajudar. Pois, toda vez que você gasta energia e esforço para alguém que não é o seu público-alvo, você está permitindo, mais uma vez, que as pessoas te gerem problemas lá na frente.

Há duas formas de você fazer a validação:

  • formulário — você pode perguntar algumas características como faturamento, tamanho da empresa, tipo de projeto que deseja, se tem um colaborador de marketing, se já contratou alguma agência ou outros;
  • briefing — se uma pessoa for identificada como alguém que não vale a pena investir, mas insistir em um contato, nesta etapa da triagem, ela não pode ser passada à frente.

Depois disso, com certeza o seu funil vai convergir para o cliente ideal. Mas, tem muitas pessoas que se preocupam que se fizerem esse processo vão secar a fonte de clientes.

Se você olhar percentualmente, o número de ofertas que você colocará na mesa será menor, mas você aumentará a qualidade das oportunidades, então a sua taxa de fechamento será muito maior.

Nesse modelo é bem aquela história de que o menos é mais. Fale com pessoas alinhadas que com certeza, você vai ter muito mais sucesso!

Espero que tenha gostado destas dicas para aplicar em sua agência digital! Continue acompanhando o blog do Agência10x para mais conteúdo rico para alavancar seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!