Pesquisar
Close this search box.
Avaliando NPS para Prevenir o Cancelamento do Cliente
Avaliando NPS para Prevenir o Cancelamento do Cliente
Sumário

Avaliando NPS para Prevenir o Cancelamento do Cliente

O NPS (Net Promoter Score) é uma das ferramentas que a gente utiliza na Agência Mestre para ajudar no combate ao cancelamento do cliente. Se você ainda não conhece esse método, ou, até sabe o que é, mas tem dúvidas de como aproveitar melhor, vou te explicar tudo aqui. Dá só uma olhada! 

O que é o NPS?

O Net Promoter Score é uma forma de pesquisa de satisfação. Funciona assim: você pode mandar o formulário para os seus clientes e perguntar: de 0 a 10, o quanto eles indicariam a sua empresa para um amigo ou familiar. 

 Na escala, as notas ficam assim:

  • 9 a 10 — promotores;
  • 7 a 8 — neutros; 
  • 0 a 6 — detratores.  

A grande sacada que a gente usa na Mestre é que, se a maioria dos clientes forem promotores, uma das metas para promoção é batida. Essa é a lógica geral da história. 

Mas, afinal, como evitar o cancelamento? 

O cancelamento pode ser evitado a partir de dois pontos. São eles:

  • atenção — a gente deve analisar o NPS ao longo dos meses. Então, por exemplo, se algum cliente muda a nota de 10 para 9, você precisa saber o que aconteceu para ele sair da “faixa de excelência”. Outro caso é o de quem tinha respondido com nota 8 e cai para 7, ou seja, que está próximo de se tornar detrator; 
  • intensidade — já do ponto positivo, há o caso do cliente que estava em 5, dá 6 e, assim, se aproxima do 7. Além daqueles que estavam em 7, deram nota 8 e estão a um passo do 9. Nesses casos, veja o que  fazer para que ele vire um promotor.  

Todo esse esquema funciona como um termômetro. 

Outros cuidados

Aqui vale uma observação: a referência das notas varia. Para muita gente, a nota 6, por exemplo, é média. Então, é importante você reforçar o que indica cada pontuação. 

Outro cuidado é que nós também temos uma caixa extra no NPS para que o cliente explique a nota. Se você não tiver, vá atrás da pessoa e entenda os motivos. Além disso, antes de mandar o NPS, relembre todos os grandes pontos que a sua agência fez no último mês. Assim, os clientes podem colocar essas melhorias na pesquisa de satisfação. 

Lembrando o NPS é só uma bússola e não uma diretiva. Ou seja, não é porque o cliente está apontando elementos positivos, que ele não possa cancelar o contrato. E vice-versa. 

Beleza? 

Espero que essa estratégia possa ajudar a sua agência digital a crescer! Se você ainda não conhece o blog do Agência10x, aproveite e leia outros conteúdos por aqui. Vale, também, participar do meu grupo Agency Valley no Telegram.

Um forte abraço e até a próxima! 

Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!