Pesquisar
Close this search box.
Como Prospectar Restaurantes? Dicas para agências de marketing
Como Prospectar Restaurantes? Dicas para agências de marketing
Sumário

Como Prospectar Restaurantes? Dicas Para Agências de Marketing

Oferecer serviços de marketing para nichos específicos pode ser um grande diferencial da sua agência, que tem grandes chances de se tornar uma referência no assunto e se destacar entre os concorrentes. Para alcançar um bom número de clientes qualificados, no entanto, é preciso entender bem as estratégias de prospecção mais adequadas para o seu nicho.

Leia este artigo para descobrir como prospectar restaurantes e escalar o seu negócio apostando nesse público! 

Fases da prospecção de clientes

Antes de focar no seu nicho, o primeiro passo para acertar na prospecção de clientes é entender bem cada uma de suas fases:

1. Seleção

Para tirar o melhor dessa fase, você precisa entender qual é o seu cliente ideal e então se empenhar em pesquisas para encontrar os prospects que você vai abordar. 

2. Contato/Pitch de tempo

Na segunda fase, você começa a entrar em contato com os prospects selecionados para convencê-los a te oferecer um tempo para apresentar sua agência.

3. Ligação de triagem/diagnóstico

Depois de conseguir se apresentar, é hora de manter o contato com o lead fazendo uma ligação de triagem para entender as chances da negociação ir para frente.

4. Apresentação de proposta

Quando a ligação de triagem tem retorno positivo e você entende que ganhou a atenção do prospect, é hora de preparar sua proposta comercial e marcar a apresentação.

Lembre-se: uma boa proposta comercial deve ser bem direcionada para mostrar ao cliente que sua agência é capaz de resolver os desafios e dores próprias do negócio dele. Nada de discursos e escopos genéricos, hein?

Esteja preparado, também, para quebrar objeções na venda de projetos digitais e nunca aceitar o primeiro não como resposta! 

5. Negociação

A etapa da negociação envolve as decisões relacionadas ao investimento do cliente na sua agência. 

Uma dica importante aqui é saber o que fazer quando o cliente pedir desconto, mas não ceder a essa possibilidade, porque o desconto desvaloriza a sua agência e atrapalha o seu faturamento. 

6. Contrato

Após a negociação, é a hora de fechar o contrato e se preparar para iniciar o trabalho!

Como prospectar restaurantes

Agora que você já entendeu quais são as etapas gerais da rotina de prospecção de clientes, chegou a hora de saber os pontos específicos para prospectar restaurantes com sucesso, e tudo começa na seleção.

Seleção de restaurantes

A tecnologia é uma grande aliada do momento de seleção de prospects, e para alcançar o mercado de restaurantes é preciso entender que existem tecnologias específicas usadas na criação de sites e de cardápios online. 

São elas, por exemplo: Delivery Direto, Neemo, MenuDino e Goomer. 

Para encontrar negócios desse nicho, portanto, uma boa dica é utilizar o nome desses sistemas em ferramentas de seleção como a Builtwith. 

A partir do momento em que os prospects forem sendo encontrados, organize-os em uma planilha com as seguintes informações:

  • URL;
  • e-mail de contato;
  • LinkedIn;
  • ponto de dor/oportunidade.

O ideal é selecionar ao menos 200 sites por mês, nessa etapa, e, então, entrar em contato com 10 por dia. 

Como pedir o pitch de tempo

Para contatar esses restaurantes e pedir um tempo de sua atenção, é importante encontrar o melhor e-mail de contato das pessoas envolvidas na empresa. 

Com essas informações em mãos, a estrutura do seu contato de prospecção deve ser certeira, mostrando ao prospect que você já fez uma análise atenta de sua presença online e pode ajudar a melhorá-la para obter mais resultados.

Comparar com o que está sendo feito pela concorrência também ajuda, como :

Boa tarde, Fulano! Estava navegando em seu site, Pizzaria X e notei um problema na navegação mobile que pode estar fazendo você perder clientes. Perceba que quando acesso pelo meu celular, a tela fica desfigurada [adicionar print]. Veja que o site da Pizzaria Y, que fica do outro lado da rua, não tem esse problema. Esse contato tem o objetivo de te mostrar que eu ajudo empresas como a sua a fazer melhorias para trazer mais clientes todos os dias! Gostaria de apresentar rapidamente como nosso trabalho funciona e de que forma podemos ajudar a alavancar suas vendas.

O importante é inserir nessa prospecção:

  1. Algo que chame a atenção do prospect, exemplificando um problema ou a vantagem da concorrência;
  2. Conectar o problema ao seu modelo de negócio;
  3. Citar que já ajudou uma empresa da mesma forma;
  4. Convidar para uma conversa;
  5. Oferecer uma escolha rápida para a seleção de um horário, como link do Calendly ou Google Agenda.

Se interessou pelo tema? Se quer saber mais detalhes de como prospectar restaurantes, aproveite para conferir também o vídeo que saiu lá no meu canal do YouTube sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados