Pesquisar
Close this search box.
Sumário

Concorrência em blogs: como, quando e onde?

Eu estava quase saindo do meu trabalho hoje, quando entrei aqui no meu site e vi as novas referências. Vi que o meu amigo Tiago Celestino, havia linkado para mim, e logo fui ver sobre o que se tratava.

Era um post relacionado à competitividade na blogosfera brasileira, e algo falando de Meme ou algo do gênero criado pelo Carlos Carvalho. Vou ser sincero, eu havia ouvido falar apenas uma vez sobre isto, então, fui às pesquisas para saber o que realmente se tratava este tal de Meme.

Na visão dos blogueiros, Meme significa criar um post, sobre um determinado assunto e convidar outras pessoas a falarem sobre este tema com o seu ponto de vista, ou seja, o Tiago, queria que eu falasse sobre esta competitividade na blogosfera. Então vamos lá.

Atualmente eu trabalho com SEO, e esta posição me faz um competidor de quaisquer formas de conteúdo que falem do mesmo assunto que o meu. Infelizmente não me considero concorrente de ninguém ao escrever neste blog. Nunca vi algum site que mostre mostre um conteúdo similar ao meu, mesmo porque eu normalmente coloco dicas e tutoriais sobre o que faço no trabalho ou para o MXStudio.

Com relação à concorrência brasileira, vejo de uma forma boa e de uma forma ruim. Muitos lançam posts totalmente informativos, sobre coisas que foram lançadas no momento, criando uma opinião sobre a notícia, ou ainda com uma dica sobre algo que muitos precisam. Isto sim é informação relevante. Agora existem aqueles que simplesmente jogam a informação, de modo desorganizado, esperando que alguém leia ou ainda comente. Minha dica, produza algo que as pessoas achem interessantes, que tenha uma finalidade, não apenas para o mundo ser melhor, mas sim para o usuário(leitor) ache a informação que procure.

Com relação ao Adsense que muitos idolatram, eu acho que simplesmente eles esquecem de quem está lendo. Veja o meu exemplo: na última reformulação do blog, adicionei o Adsense em começo do post, como uma caixa gigante. Qual o retorno? Alguns dólares…. mas isto compensa quando proporciona uma insatisfação dos leitores? Eu, particularmente, não fico satisfeito em entrar em um blog e achar várias propagandas e o conteúdo todo comprimido.

Agora o diferencial que tenho neste post é falar sobre SEO. Qual a graça de eu escrever sobre competição e não aconselhar todos os meus amigos, leitores e anônimos, sobre como crescer nos mecanismos de busca.

A alguns dias atrás, eu fiz a reformulação do blog e ao mesmo tempo fui adicionando plugins e dicas. Abaixo faço uma listagem do que você, blogueiro, pode utilizar nesta “guerra de concorrência”:

Meta Tags e Meta Description – Ainda que muito desvalorizada pelos buscadores, as meta tags servem para identificar o seu conteúdo em tópicos. Já a meta description é algo fundamental. Eu obtive 20% a mais de visitas no blog depois que iniciei os trabalho com a description.

Paginação – Criar links para a navegação do conteúdo auxiliam os buscadores a indexarem o seu conteúdo.

Sitemap – Além de ajudar o usuário a se achar, é uma página que indica aos buscadores, uma forma de acessar todas as suas páginas. Dica importante: conte o número de cliques para se atigir uma página dentro do seu blog. Dependendo da data, pode demorar alguns cliques. Utilizando um sitemap, ele fica a dois cliques da index. Acreditem, faz a diferença.

Google Sitemap – É um arquivo listando todas as URLs que o seu blog possui. Não criei um post explicando como utilizar, mas devo fazer em breve.

Convido os seguintes sites, com conteúdo similar(ou quase) ao meu, para escreverem sobre este assunto:

WebBemFeita – Blog do meu colega Rochester, colunista do MXStudio e atualmente empresário, dono da Surrealis. Escreve sobre usabilidade e já escreveu alguns posts relacionados com SEO.

Celso Junior – Procurei no Google e acabei encontrando o blog dele. Possui vários artigos sobre SEO e rentabilidade na web. (Já está participando)

Vinicius.biz – Também achei ele no Google, e possui alguns artigos bacanas sobre SEO. O blog é novo mas tem muito material

Leandro Viera Pinho – Bem no meu estilo, falando várias dicas sobre desenvolvimento web.

about:blank – Tudo sobre acessibilidade, desenvolvimento e o cotidiano da web

BrPoint – Blog sobre utilidades, seo e web.

Espero que todos participem, pois gastei um tempão para escrever um post interessante.

Obs.: Vou tirar o adsense do site, acho muito poluidor e o resultado é muito baixo.

8 respostas

  1. Pois é Ricotta, de uma coisa eu sei: é bom ter vários essa concorrência saudável só com moderação. 😛

    Quanto ao Adsense, não vou comentar muito. 😀

    Abraços.

  2. Opa, vou tentar escrever algo interessantesobre tbm ^^

    bem interessante os plugins, vou instalar o de paginação, o de sitemap eu já tenho (:

  3. Meu site www.estrategiadigital.com.br é institucional e tem como função vender meus serviços de SEO, SEM e e-commerce.

    Discussões em blogs especiaizados são muito importantes e ajudam muito no dia-dia. Não ha como postar textos técnicos pois meu público-alvo não entenderia nada…heheh

    Porém, há uma seção para links relacionados onde eu poderia postar o blog de vcs lá !!

    Aos interessados, me mandem um email.

    abraços

  4. Ops, demorei pra ver o link pq demorou pra aparecer no radar do technorati…

    Vou escrever sim!

    Sobre o adsense, espere o site atingir uma visitação próxima de 1k de usuários/dia se é que já não tem…

    Os rendimentos começam a ficar bons a partir daí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!