Pesquisar
Close this search box.
Meu Cliente Não Me Pagou! O Que Eu Faço?
Sumário

Meu Cliente Não Me Pagou! O Que Eu Faço?

Fala, galera!

Desta vez, quero falar um pouco mais sobre as nuances da vida de prestador de serviço de marketing digital — seja de inbound, SEO, criação de sites e qualquer outro. A questão é: quem nunca teve um cliente que ficou inadimplente, que atire a primeira pedra!  

Se você é o sortudo que nunca viveu isso, pode esperar que a sua hora vai chegar! Sempre pode acontecer de algum cliente pisar na bola e não conseguir pagar, seja por esquecimento, má índole ou qualquer outro motivo justificável ou injustificável. 

De modo geral, saiba que você não está sozinho. Isso é muito comum, principalmente no mercado brasileiro. Existem várias estatísticas sobre o varejo que indicam quantos por cento de inadimplência há em cada segmento. 

Sobre agências digitais, não existem estudos sobre casos de descumprimento financeiro. Mas eu posso te dizer que é comum que cerca de 5% a 10% do que você cobra no mês, possivelmente, não vai ser pago em dia. Agora, se 50% do seu  faturamento é de pessoas inadimplentes, isso vai ser um problema sério que você precisa resolver. 

Afinal, o que fazer em caso de clientes inadimplentes? 

O primeiro ponto que você precisa fazer é ter uma visão de antecipação. Ou seja, o que está escrito no seu contrato? Este documento é essencial, pois guarda todas as regras do jogo, incluindo as informações frente ao pagamento dos serviços. Mas, quais especificações colocar no contrato da agência digital? Veja: 

  • data de pagamento; 
  • a forma do saldo (boleto, transferência bancária, cartão de crédito, etc.);
  • multa (se não pagar em dia, o que acontece?);
  • tempo para rescisão motivada. 

Qual a melhor data de pagamento?

Se você é aluno do Agência10x, já tem o modelo de contrato. Nas aulas do curso, eu sempre falo que o ideal é que você receba antes de trabalhar. Então, no ato da assinatura do contrato, já vem a primeira parcela do pagamento. É muito importante trabalhar com um fluxo de caixa positivo. 

Como definir a infração?

Normalmente, a gente coloca multa de 2% e juros de 1% ao dia de não pagamento (são números do mercado). Isso é o recomendado, porque se, por exemplo, você colocar multa de 40% juros e de 10% ao dia — em uma possível ação judicial contra o cliente —,  o juiz pode interpretar esses números como abusivos. Então, se antecipe e coloque valores justos. 

E se acontecer do cliente dizer que esqueceu de pagar o boleto e pedir para você enviar outro, o melhor é orientá-lo a fazer a atualização na instituição financeira por meio da internet. Sabe por quê? É que se você mandar, o boleto vai sem multas e juros. Na Mestre, a gente até abre uma exceção para a primeira vez. Mas deixa claro que, nas próximas vezes, o financeiro vai seguir as regras do contrato. 

Aliás, na hora de cobrar o cliente, procure fazer isso por e-mail. Evite ligações por telefone, porque é importante ter tudo documentado. Ainda que a pessoa te ligue, peça para ela formalizar o que foi dito por e-mail. 

De forma trabalhar com a rescisão? 

O prazo para a rescisão depende de cada cliente. Por que isso? Exemplo, na Mestre, a gente já viu alguns clientes antigos se confundirem com fluxo de caixa, então, dá para relevar. De qualquer forma, no seu contrato, é preciso ter a data da rescisão motivada. E ao encerrar o contrato, procure o aconselhamento jurídico que comunica as pendência para o cliente e, se não houver o pagamento, o próximo passo é ir atrás da ação judicial.  

O maior importante, antes de fechar o negócio, é fazer uma análise de crédito para saber se a pessoa tem condições de pagar. Mas, Fabio, como faço isso? Procure um apoio jurídico. Não acredite que todo mundo é idôneo!  

Beleza? 

Se você gostou deste artigo, veja outros conteúdos aqui no blog do Agência10x! E se você ainda não está matriculado no curso, não perca tempo e aproveite! 

Um forte abraço e até a próxima!