Pesquisar
Close this search box.
O que é uma Agência de Lançamentos? Como Posso Criar?
O que é uma Agência de Lançamentos? Como Posso Criar?
Sumário

O que é uma Agência de Lançamentos? Como Posso Criar?

Com o avanço da internet, o mercado digital mudou bastante. Uma das grandes novidades trazidas, há quatro ou cinco anos, foi a fórmula de lançamento para infoprodutores. Por exemplo, a Hotmart (plataforma) começou colocando ebooks à venda. Hoje em dia, a empresa ajuda vários infoprodutores a disponibilizarem seus conteúdos de diversos tipos on-line. Se você também pensa em empreender nesse campo, vale a pena descobrir como criar a sua agência de lançamentos. Dá só uma olhada! 

O modelo de infoproduto

Atualmente, diversas pessoas têm seus infoprodutos. Eu, por exemplo, desde 2012, tenho o meu curso de SEO (disponível no Mestre Academy e na Hotmart). Além disso, claro, tenho o próprio Agência10x, com todos os conteúdos sobre empreendedorismo de agência digital.  

O ponto mais importante é que, a forma de lançamento tem uma série de gatilhos específicos, como: e-mail marketing, campanhas de mídia, copy, etc. Tudo o que é necessário para oferecer os lançamentos e ter um pico de vendas.  

O que é necessário para ter um infoproduto?

Posso explicar isso por camadas. Imagina que o infoproduto é a camada do meio, em cima, fica o marketing e, abaixo, a venda. O problema é que muita gente sabe produzir os conteúdos, mas falha no marketing. É aqui que entram as agências de lançamento, responsáveis por implementar o modelo de negócio e, assim, potencializar a venda de um determinado produto. A partir disso, dá para criar:

  • sequências de e-mails;
  • páginas na internet e nas redes sociais;
  • anúncios;
  • publicações em redes sociais;
  • posts de blogs;
  • entre outros. 

Quais são as responsabilidades de um agência de lançamento? 

Muita gente acredita que o modelo de agência em questão é responsável apenas pelo marketing. Mas o trabalho vai além. Há ainda o EAD —  plataforma on-line usada para subir aulas, colocar vídeos e apostilas, além de ajudar alunos que estejam com problemas, etc. 

Isso porque a agência de lançamento precisa fazer com que o conteúdo seja interessante para um determinado público. O ajuste também é importante porque muitos produtores de infoproduto chegam sem ter a menor ideia do que gostaria de colocar no mercado digital. Então, com o nosso conhecimento, vamos buscar elementos que ajudem o marketing e a venda. 

Já o produtor entra na parte de produto e um pouco na parte do marketing. É que, com as redes sociais, ficou muito mais fácil interagir com outras pessoas. O criador, então, tem a tarefa de entrar em contato com seus seguidores. Com isso, temos o elo entre conteúdo e futuro comprador. 

Como é a divisão de lucros? 

Isso varia muito de mercado para mercado. Na Mestre, por exemplo, fazemos 50% para o produtor e 50% para a nossa agência de lançamento. Ainda assim, é uma estratégia de risco. Na maioria das vezes, as agências cobram um valor a mais para fazer o chamado setup que é referente a toda a pesquisa de produto para a o cliente não ter nenhum um tipo de prejuízo. 

Geralmente, na Mestre, nós assumimos o risco em visão de lançamento, ou seja, entramos com todo o trabalho e quando vem o lucro, dividimos meio a meio. Além disso, também tem casos em que a agência de lançamento ganha um pouco mais, no caso, quando os infoprodutores são menos conhecidos. Ao contrário, pode acontecer do criador ganhar mais, quando ele é uma celebridade da internet. 

Como criar uma agência de lançamento?

Primeiramente, você precisa conhecer muito bem a fórmula de lançamento. Então, procure cursos gratuitos que te mostrem como criar seu primeiro EAD. Depois disso, é necessário montar uma equipe, formada por: 

  • editor de vídeos;
  • especialista em copy (para escrever como fazer todo o marketing rodar, estruturar o produto e usar campanhas (essa função é uma das partes mais difíceis);
  • analista de Facebook Ads e Google Ads;
  • especialista em inbound marketing/e-mail marketing (para gerenciar as campanhas de mensagens eletrônicas);
  • design/desenvolvedor (para criar as páginas e fazer o lançamento funcionar);
  • gerente de projetos (responsável pelo cumprimento de prazos e qualidade de entregáveis. Além disso, essa pessoa pode fazer um pouco de atendimento também. 

É importante, ainda, que você tenha um contabilidade e jurídico. Hoje, dificilmente, uma só pessoa consegue tocar uma agência de lançamento. Então, agora que você já conhece o cenário de lançamentos digitais, foque no seu empreendimento! 

Quer entender mais sobre o assunto? Conheça o Agência10x, além de outros conteúdos aqui do blog. E faça parte também do meu grupo no Telegram! 

Beleza? Se você gostou deste artigo, comenta aqui embaixo ou deixa a sua sugestão. 

Um abraço e até a próxima! 

0 resposta

  1. Um dos conteúdos mais relevantes que já vi nessa área. Obrigado!!! Uma dúvida: consigo começar com uma experiência básica e gerir uma equipe pequena com 1 ou 2 experts (dando lucro)? Agradeço demais seu tempo! Abraços!

    1. Olá Diógenes, é possível sim! Quando começamos na Agência Mestre tínhamos 1 expert apenas e era possível que o projeto desse lucro.

      A grande sacada aqui é saber escolher o nicho de atuação e a intensidade do expert.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!