Pesquisar
Close this search box.
Uma GRANDE PERDA para Agências e Freelancers
Uma GRANDE PERDA para Agências e Freelancers
Sumário

Uma GRANDE PERDA para Agências e Freelancers

Se você é dono de agência ou freelancer, já deve ter vivido aquela velha história de “eu mandei o job e o job voltou”, ou seja, retrabalho. No marketing digital, isso é muito comum, mas existem algumas sacadas que podem te ajudar a evitar esse problema. É sobre isso que eu vou explicar neste post! Vale a pena conferir! 

As causas do retrabalho para agências e freelancers

Geralmente, o retrabalho para agências e freelancer acontece por causa de três motivos. São eles: 

  • falta de comunicação;
  • mau alinhamento de expectativas;
  • falta de processos

É muito importante que você esteja atento a esses três pontos, porque o retrabalho mata qualquer lucro. Para isso não acontecer, dá para seguir algumas regras de ouro:

 Alinhamento de briefing

O primeiro passo é o alinhamento de briefing. Isso ajuda a entender o que o cliente espera de você. Então, antes de fechar qualquer negócio, faça perguntas, como: 

  • o que você deseja?; 
  • qual é o resultado esperado?;
  • existem exemplos de jobs desenvolvidos do jeito que você está buscando?

Essa última pergunta é bastante interessante, porque em marketing digital, tudo já foi feito. Quando a pessoa te mostrar um exemplo, peça para ela listar tudo o que é interessante para a marca dela. 

Por exemplo, no caso de um trabalho de design, o cliente fala que quer o mesmo layout, a organização dos blocos, do rodapé, do cabeçalho, etc. Essa indicação vai te ajudar a entender melhor as expectativas e, consequentemente, vai ficar mais fácil acertar a mão e evitar o retrabalho. 

Se necessário, procure mais informações 

Se você recebeu um job e não tem todas as respostas necessárias, vá atrás de mais  informações. Não ache que pedir mais detalhes seja algo ruim e inconveniente. Começar uma tarefa sem saber tudo claramente, abre margem para o retrabalho de quaisquer agências e freelancers. 

Saiba estimar o tempo das tarefas 

Outro ponto que influencia no retrabalho é a má estimativa de tempo. Então, por exemplo, um cliente quer contratar meu serviço de SEO por um mês. Nesse período, o melhor que eu vou conseguir fazer é uma auditoria, ou seja, olhar tudo o que precisa ser corrigido na página. Mas não vai dar para garantir resultados. 

Outro caso clássico é o do logotipo. Às vezes, o cliente fala para você fazer um logo, por exemplo, em cinco minutos, isso não vai dar certo. Afinal, para o desenvolvimento do job, é preciso estudar a marca, as cores, as fontes, etc. 

Então, se você recebeu uma proposta de trabalho, não vá aceitando sem estudar o caso e se preparar. O mau gerenciamento pode prejudicar a qualidade, e como consequência, o job vai acabar voltando para você e isso pode virar uma bola de neve. Beleza? 

Espero que você tenha gostado deste post sobre como evitar o retrabalho para agências e freelancers. Aproveita para ver mais conteúdos aqui no blog do Agência10x e no meu canal do Youtube também!

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!