Pesquisar
Close this search box.

Como Delegar Atividades — Passar o Bastão é Complicado?

Sumário

Nesta semana, enviei um e-mail para os meus alunos do Agência10x para saber como tem sido os últimos meses. Obtive uma resposta de um deles sobre “passagem de bastão”, mais especificamente que ele enfrentou dificuldade para delegar algumas tarefas para pessoas que ficariam em cargos de liderança. Pensando nisso, vou compartilhar com você dicas sobre como delegar atividades!

Como funciona a passagem de bastão?

Tenho delegado atividades importantes na Agência Mestre, nos últimos seis/sete anos, e vou compartilhar algumas dicas sobre como tenho feito.

Preciso adiantar que a passagem de bastão não acontece da noite para o dia. Levei alguns anos até chegar ao modelo ideal.

Você vai conhecer o modelo que utilizo e já vai poder aplicar, mas, ainda assim, precisará testar e sentir como vai acontecer na sua agência digital, de forma personalizada.

Como delegar atividades?

Comece pelo recrutamento. Você precisa saber recrutar pessoas que têm ambição de crescimento.

Não é necessário que a pessoa já tenha todas as habilidades técnicas para ocupar um cargo de liderança agora mesmo. É preciso analisar a intenção da pessoa em relação ao futuro, além de procurar identificar se ela está se capacitando para crescer.

Uma pessoa que não tem clareza de onde quer chegar, dificilmente vai ser alguém para quem você vai conseguir passar o bastão.

Organização é uma característica essencial

Ainda sobre o recrutamento, é preciso analisar se a pessoa é organizada. Em cargos de liderança, é importante contar com organização para ter clareza sobre as informações e atividades do dia a dia.

Caso a pessoa vá complementar o seu trabalho, você pode priorizar o equilíbrio. Por exemplo: eu e a Ju, minha esposa, somos bastante diferentes. Ela é super organizada, já eu, sou mais criativo, digamos assim.

Agora, quando você identifica, dentro da agência, que a pessoa tem o perfil para liderar, você tem que treinar. Nunca entregue tudo em mãos, mas treine ela para crescer.

Delegue por etapas

Acredito que você deve delegar em etapas, mesmo porque você aprendeu assim, aprendeu por partes e aprendeu errando. Passe aos poucos e faça um acompanhamento.

O que achou deste conteúdo? Deixe seu comentário e continue no blog do Agência10x!