Pesquisar
Close this search box.
Estimulando o UpSell em Seu Negócio
Estimulando o UpSell em Seu Negócio
Sumário

Estimulando o UpSell em Seu Negócio

Muitas pessoas que trabalham com marketing digital me perguntam qual é o segredo para conseguir mais clientes. Mas na verdade, a intenção da pergunta é muitas vezes “como eu aumento a minha receita?” Uma das técnicas mais praticadas quanto a esse assunto é adotar o upsell em seu negócio. É isso que vamos tratar hoje neste post, confira!

Como implementar o upsell em seu negócio?

O upsell em seu negócio é a prática de chegar para o seu cliente atual, entender o que ele precisa e oferecer algo a mais. Existem diversas estatísticas que mostram que é mais fácil vender para um cliente que já é seu, do que conseguir um novo cliente.

O atrito de conquistar outros parceiros do zero é muito maior do que chegar para alguém que já compra de você e falar “cara, quer comprar esse novo serviço ou produto?”.

Para que você faça upsell em seu negócio, separei alguns itens que a gente está de olho aqui na Mestre para compartilhar com você!

1. Satisfação frente ao serviço

O primeiro ponto que você deve saber é a satisfação frente ao serviço. Se você está fornecendo um serviço ruim, provavelmente você não vai conseguir adotar o upsell em seu negócio.

O ponto é “quão satisfeito está seu cliente com o trabalho que você está prestando?”. Se o sentimento dele é bom ou ótimo, ele é um potencial comprador. Se não, o interessante é você focar em entregar o serviço já vendido com mais qualidade.

2. Perguntar quais são as próximas metas

O próximo passo é perguntar ao seu cliente “quais são as metas para os próximos seis meses ou dozes meses?” Isso vai te ajudar a ver a longo prazo o que de fato ele quer lá na frente.

Também questione se o cliente está contratando novas pessoas e para quais setores. Se está contratando para operacional, isso acende uma luz de que está aumentando a produção dele.

3. Saber o que impede os clientes de atingirem seus objetivos

Tendo em vista o quanto o cliente quer crescer, pergunte “o que te impede de te chegar a esse nível de faturamento?”.

Depois de saber essa informação, você pode perguntar qual é a principal dor dele, ou seja, o por que ele acha que não está atingindo o objetivo desejado. Essa é a pedra no caminho da meta dele. E o que vai fazer ele desviar dessa pedra? O seu serviço ou produto. Mas isso depende do que você pode oferecer.

Um cliente meu poderia falar assim, “eu gostaria de dobrar o número de compradores até o fim do ano”. Se eu perguntar qual é a dor dele ele pode responder algo como “eu consigo os lead qualificados, mas não no volume que a gente quer”.

Se eu tenho uma consultoria de vendas, por exemplo, posso oferecer para ele um treinamento na área para aumentar a taxa de conversão dele. Ou ainda, vender um teste A/B para aumentar a geração de leads.

Então você precisa encontrar oportunidades que pode oferecer. É necessário olhar se existe alguma coisa que você tem que ajudaria esse seu cliente a resolver a dor e a necessidade dele.

Esta é a grande sacada de pensar no upsell em seu negócio. É pensar no todo, identificar a meta, saber a dor que impede o cliente de atingir o objetivo e oferecer seu produto para sanar esse problema.

4. Como conversar com o cliente

Talvez a sua dúvida agora seja “legal Fabio, entendi. Mas como eu chego no meu cliente? Eu posso sair falando com ele desta forma?”

Minha sugestão é fazer calls para avaliações de três ou seis meses, ou periodicamente, de três em três meses, e entender se você entregou valor para ele. A ideia é que você saiba qual é o novo objetivo dele e para onde quer ir.

Só o fato de você perguntar para qual seria uma meta plausível te ajuda a descobrir informações valiosas. Se ele responder “estou com a mesma meta do início do ano” você pode questionar se faz sentido ter a mesma meta sendo que a empresa está com uma taxa maior de crescimento.

Sempre tente alinhar isso por ligação e questione metas mais ousadas e cenários mais definidos. Se ele, por exemplo, falar que as metas são anuais, espere até o fim deste período e questione novamente.

A grande jogada é você ficar de olho nos seus clientes e oferecer mais produtos e serviços baseado na satisfação dele, nas metas que ele tem e na dor que o impede de chegar no objetivo. Após isso você deve analisar se tem um serviço que ajuda seu cliente.

Se porventura você não tiver esse serviço, a pergunta clara é “será que posso criar isso dentro da minha empresa para suprir essa demanda?”. E talvez isso faça sentido para você e é uma forma de integrar upsell em seu negócio.

Espero que tenha gostado das dicas! Com este post eu queria abrir a sua cabeça para o fato que é mais fácil vender para um cliente que está na casa, do que trazer um novo cliente.

Para mais informações sobre como gerenciar agência digital continue acompanhando o blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!