Pesquisar
Close this search box.
SEO Como Ajuda ao SAC
SEO Como Ajuda ao SAC
Sumário

SEO Como Ajuda ao SAC

Muitas vezes, quando você for trabalhar com marketing digital em algum tipo de negócio, uma pergunta importante de saber, é quanto suporte ela presta aos atuais clientes.

Quanto maior a empresa, maior problema você vai ter com os usuários. E isso por variados motivos, não estou falando de um problema com a empresa em si, mas coisas como: falta de informação, necessidade de tirar uma dúvida ou outra coisa específica.

E todas essas pessoas vão sobrecarregar uma equipe chamada de suporte ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, mas conhecida como SAC.

Otimizando o SAC com estratégias SEO

O que venha dizendo e aplicando quanto ao problema de um SAC bombardeado por clientes, é que isso pode ser minimizado por estratégias de SEO.

E como fazer isso? Aplicando um dos trabalhos de SEO que podem ajudar muito na retenção. Por exemplo, pegue todas as perguntas mais frequentes que chegam no SAC e torne-as acessíveis por meio de algum portal ou conjunto de páginas específicas.

Por isso, que em alguns casos, tem empresas que colocam o subdomínio, por exemplo, “suporte.nomedaempresa.com”. O próprio Google tem o campo “Ajuda do Google” onde você consegue encontrar várias informações que muitas vezes estão indexadas na própria plataforma de buscas.

E qual o grande ponto de tudo isso? Para você crescer o negócio, para ele se tornar escalável, você vai ter que também escalar o seu SAC. Se não, vai ter muitas pessoas na equipe de suporte só atendendo o telefone, e-mail ou chat. O que vai gerar uma carga econômica gigantesca para a empresa.

Como prosseguir?

Então, o que eu faria se fosse você? Se a empresa em que você trabalha, ou para qual está prestando serviço de marketing digital tem uma equipe de suporte, faça uma pesquisa com ela e coloque a seguinte meta— durante uma semana, anotar todas as dúvidas que forem feitas ao SAC.

Depois, faça um filtro para descobrir quais são as dúvidas mais frequentes. Nesta etapa você pode utilizar várias técnicas — ler uma por uma e segmentar, jogar as perguntas em alguma ferramenta que faz uma nuvem de tags, entre outras.

O que é mais importante é pegar as perguntas mais frequentes, colocar em uma página chamada “suporte” ou “perguntas frequentes” e deixar essa pergunta bem visível com uma resposta bem explicada sobre o assunto.

Desta forma, a pessoa pode ser direcionada para esta página no chat ou e-mail quando tiver uma dúvida já listada. Se este guia não resolver o problema do cliente, pergunte a ele quais melhorias você pode fazer para sanar a dúvida de uma forma mais completa.

Nesta linha, o trabalho de SEO precisa ser encarado como uma forma de reter os seus clientes. Por exemplo, um usuário que digita “como fazer login na plataforma da Agência Mestre”, deve receber a página de login da Mestre em primeiro lugar nos resultados de busca.

Concluindo, você precisa saber quais são as maiores dúvidas do seu público, em seguida ter uma página bem trabalhada em SEO para sanar essas questões e, assim, diminuir a carga em cima de sua equipe de suporte.

Esses pontos simples não são uma forma de conquistar novos clientes, mas de deixar aqueles que você já tem mais satisfeitos ao longo do tempo.

Espero que tenha gostado desta dica e que utilize seus conhecimentos em SEO para reter seus clientes com a estratégia!

Para mais conteúdos para a gestão de marketing de sua agência digital, acompanhe o blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!