Pesquisar
Close this search box.
Você Deve Vender Apenas Um Setup do Projeto?
Você Deve Vender Apenas Um Setup do Projeto?
Sumário

Você Deve Vender Apenas Um Setup do Projeto?

Tenho um grupo de mentoria para algumas pessoas que já concluíram o Agência10x e uma das perguntas desse momento de acompanhamento foi: “Ricotta, por acaso, como você enxerga o modelo de trabalho de entregar só o setup, colocar tudo para rodar, mas deixar na mão do cliente?”. Vou falar disso hoje por aqui. Entenda se você deve ou não vender apenas um setup do projeto!

Acabe com a dúvida sobre vender apenas um setup do projeto

Minha lógica começa com o questionamento: será que esse processo é mais barato? É importante que você faça uma precificação responsável porque, geralmente, o setup é algo de mais valor em um projeto, pois é o que exige muita energia.

Muitas vezes, o maior investimento de tempo das agências fica no início do projeto. Isso porque a etapa inicial exige mais atenção das equipes para montar tudo o que vem pela frente. Os primeiros meses são mais intensos e é importante que você veja como vai ser feito o pagamento.

Um projeto com um escopo de entregáveis e etapas contínuas é, geralmente, dividido em 12 meses. Mas, os maiores custos não estão na recorrência, e sim no início do projeto.

Quando alguém chega e fala “poxa, Ricotta, eu vi o seu preço e não quero o projeto anual, mas só o setup”. Nesses casos, preciso compartilhar como trabalhamos na Agência Mestre.

Por exemplo: quando esse pedido é feito para projetos de consultoria de SEO, repassamos para o cliente que o valor somente do setup é, em média, 80% da quantia cheia, ou seja, bem próximo ao preço total. Isso porque, como já expliquei, esse planejamento e criação de tudo o que será feito nos próximo meses é o “trabalho grosso”, é muito importante e despende maior tempo e esforço. O restante está mais relacionado à relatorização e acompanhamento.

Planeje-se e faça sua escolha

A questão não é gostar ou não gostar desse modelo de trabalho, mas sim se planejar em relação à previsão de caixa que você pode ter.

Se você tem noção do quanto vai entrar nos próximos 12 meses, consegue se planejar melhor e tem mais garantia para fazer investimentos — como ir para um lugar novo ou mesmo contratar mais pessoas.

Além das questões financeiras, outros dois pontos precisam ser considerados:

  • com o modelo anual, você ganha mais tranquilidade para organizar até mesmo as demandas internas da sua agência digital. Sua equipe não se sobrecarrega só com atividades intensas;
  • nesse modo de acompanhamento anual você também valoriza mais o projeto do cliente, consegue acompanhar e dar mais suporte para que tudo seja implementado e gere resultados.

Já fiz esse modelo? Já. Mas, hoje, opto por não fazer mais e não recomendo. Vale a pena você analisar seu caso.

O que você acha sobre esse assunto? Deixe um comentário e continue no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!