Pesquisar
Close this search box.

5 Razões para o Google comprar o Twitter

Sumário

Olá Pessoal!

Muito tem se falado sobre o Google comprar o Twitter e em quanto tempo ele poderia ser comprado. Eu acho que o mais importante não é em quanto tempo comprar, mas porque comprar. Abaixo listo 5 pontos principais, na minha opinião claro, do porquê o Google deve comprar o Twitter:

Sistema Globalmente Utilizado

O primeiro ponto a ser focado é a quantidade de usuários que o Twitter possui. São cerca de 1 milhão de usuários, de acordo com o website Twitdir:

Número de usuarios do Twitter

Agora imaginem quantos sistemas no mundo possuem mais de 1 Milhão de utilizadores? E se eu disser que estes utilizadores falam mais de 10 línguas diferentes? É um ponto muito importante: um sistema globalmente utilizado.

Produção de Conteúdo em Tempo Real

Se tem uma das frases mais importantes que eu li nestes dias de especulação da compra do Twitter pelo Google foi do usuário MrManson no blog do Tiago Dória:

Acho que o lance é encarar os usuários do twitter como “bots indexadores” da “vida real”, longe da tela do computador. O bot do Google não chega nas palestras da Campus Party, nas boites ou alagamentos das cidades.

Quantos casos estamos lendo que primeiro foi noticiado no Twitter, antes da mídia tradicional ou ainda blogs? Foram acidentes aéreos, eventos globais, ou ainda eventos nacionais. Tudo em TEMPO REAL.

Links de Qualidade

Se tem uma coisa que o Google gosta é informação sobre links. Em uma pesquisa realizada por Raquel Recuero e Gabriela Zago, mostrou que a taxa de cliques nos links enviados em tweets (mensagens no Twitter) eram altíssimas:

twitterdifusao1.jpg

No gráfico acima, as respostas à questão “Você costuma clicar nos links que são divulgados no Twitter?” (Recuero e Zago, 2009).

O curioso é que a grande maioria dos links é de encurtadores de URL, então você não sabe (normalmente) onde está indo, mas acredita na pessoa que está lhe indicando. Esta informação é muito valiosa para o Google: quem indica o link, quem clica no link e que retwitta (RT) o link.

Informações sobre Tendências Globais

O Google também adora tendências. Não é de hoje que olhamos para o Google Trends ou o Google Insights. O Twitter também tem na lateral de sua página de Search uma relação de palavras em tendência. Mais que isso, ou melhorando isto, podemos ver o sistema Migre.me, que possui uma lista dos tweets mais clicados e mais retwittados, no estilo Digg (coicidência?).

Conexão entre Pessoas

Mais que tudo, o Twitter é uma rede social, você tem seguidores e pessoas que te seguem. É uma rede interconectada de pessoas, que se comunicam, falam sobre gostos, tendências e o principalmente WEB. Ter estes dados em mãos pode representar anos de evolução.

Então Google, não perca esta oportunidade, que seja 1 Bilhão, 2 Bilhões, é um valor bem investido!