Pesquisar
Close this search box.

Análise de SEO: Newton Calegari

Sumário

Olá pessoal,

Iniciando o ciclo de Análise gratuita de SEO, recebi através do post inicial o pedido do Newton Calegari para realizar uma análise em seu blog pessoal. Vários outros leitores pediram uma análise, mas como disse, a prioridade será dada a quem fizer um backlink com a âncora “Análise de SEO gratuita” para o meu blog. Assim, o Newton foi o primeiro a criar o backlink e foi o primeiro a ser escolhido.

Introdução

Como pude notar, o Newton possui um blog padrão do WordPress, com foco em assuntos relacionados à computadores e internet. Seu blog contém várias categorias e muitos posts.

Abaixo, listo vários tópicos em que o Newton pode ajustar seu blog para que consiga mais visitas e consiga um maior Pagerank. Então vamos lá:

Título

O título não contém as keywords focadas no blog. Seria interessante observar nas estatísticas quais são as principais keywords de acesso e ver no Google Trends se elas possuem uma boa quantidade de pessoas que buscam por elas.
Um exemplo de título seria: NewTon Clegari – Tutoriais de Photoshop, Wallpapers, Download de Programas

Os títulos dos posts também não ajudam muito. Ele utiliza o padrão do WordPress, que inclui o nome do blog, a categoria do post e o título do post. O ideal é utilizar o plugin SEO Title Tag para criar um título específico para cada post.

Meta Keywords e Meta Description

O blog não possui meta keywords e meta description. A meta description é um dos grandes fatores analisados pelo Google e pelos outros buscadores para avaliar a qualidade de sua página. Assim como o título é importantíssimo colocar as palavras-chave(keywords) na meta description.
Utilize o plugin Another WordPress Meta Plugin para adiciona meta keywords e meta description para o seu blog e em todos os seus posts.

URL’s e Permalinks

Outro fator que os buscadores utilizam para rankear uma página é a sua URL. Se ela possuir palavras-chave, então será relevante, agora se possuir dados desnecessários, não ajudará muito, podendo até atrapalhar.
O Newton utiliza um permalink padrão do WordPress:

/%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/

O ideal seria utilizar algo como:

/%category%/%postname%.html
ou
/%category%/%postname%/
ou
/%category%/%postname%
ou
/%postname%.html

Links externos

É importantíssimo utilizar a tag nofollow para links externos e evitar que o seu Pagerank seja passado para outros sites que você não queira. Por exemplo, o link para o Feed do FeedBurner:

a href=”http://feeds.feedburner.com/newtoncalegariblog”

poderia conter a tag nofollow, pois a idéia é fazer o usuário clicar para assinar e não dar relevância de Pagerank para a página em questão, assim ficaríamos com o link:

a rel=”nofollow” href=”http://feeds.feedburner.com/newtoncalegariblog”

Outros erros comuns em blogs é manter os links dos autores dos templates dos blogs sem a tag nofollow. Dependendo dos direitos autorais, você pode colocar o nofollow e não enviar Pagerank para eles.

Mais um erro encontrado no blog do Newton é a lista de “Veja mais sobre:” que mostra uma lista de produtos relacionados ao post. Isto é considerado uma “venda de links” e a Webmaster Guidelines do Google pede que este tipo de links seja utilizado com nofollow.

Por fim, aconselho o uso de nofollow no link do contador de visitas, no “Login”, e no link para a empresa de hospedagem, encontrados no rodapé da página.

Social Bookmarking

É importantíssimo a disponibilização de ícones próximos ao post para que os seus leitores possam salvar e recomendar a sua página. Utilizar redes sociais brasileiras como o Rec6, Linkk, EuCurti, BlogsBlogs, sempre é excelente na divulgação de seu blog/posts e na obtenção de mais visitantes e mais links.

Backlinks

O número de backlinks apontados no Google é zero. Este número é preocupante. Newton, você deve tentar divulgar mais os seus artigos para conseguir pessoas que criem um link naturalmente para você. O Yahoo! aponta mais links, isto é um ponto positivo.

Robots.txt e Conteúdo Duplicado

Reparei que no seu robots.txt, você não fez nenhuma regra para impossibilitar a existência de conteúdo duplicado em seu blog. O blog criado com WordPress acaba gerando 4 links diferentes para atingir um post. E neste ponto, temos que evitar que os robôs de busca, indexem as 4 páginas “diferentes”, gerando assim conteúdo duplicado. Este conteúdo duplicado pode gerar punições ou desvalorizar o seu ranking interno.

Utilize as seguintes regras para evitar conteúdo duplicado com o seu robots.txt :

User-agent: Googlebot
Disallow: /page/*
Disallow: /*/trackback*
Disallow: /*/feed*
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /author/
Disallow: /comments/
Disallow: /category/
Disallow: /2007/
Disallow: /2008/

User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /author/
Disallow: /comments/
Disallow: /category/
Disallow: /2007/
Disallow: /2008/

Sitemap

A página existe mas encontra-se em branco. Sugiro que você utilize o plugin Dagon Design Sitemap Generator para a geração de um sitemap.

É importantíssimo também, a criação de um sitemap XML, para isto, existe o plugin Sitemap Generator.

Considerações Finais

Acredito que o Blog do Newton, assim como o de várias pessoas, seja um blog padrão do WordPress, sem nenhuma otimização mas que pode ter um potencial muito bom. Uma outra dica que vou passar ao Newton é para traduzir todas as palavras em inglês que vêem com o template que ele está utilizando, pois estas palavras podem fazer diferença para os buscadores.

Muitas técnicas de SEO ainda podem ajudar o blog do Newton, mas como era a proposta, fiz uma análise básica de SEO com técnicas simples e objetivas para o aumento das visitas e Pagerank.

Por fim, gostaria de elogiar o Newton pelo blog, achei muito material lá e espero que as dicas desta análise de SEO sejam muito produtivas e que ele consiga mais visitas com isto.

Para quem tem interesse em passar por uma análise de SEO gratuita, siga as regras que postei aqui, e estarei fazendo, assim que possível, uma análise de SEO para aumentar as suas visitas e seu Pagerank.