Pesquisar
Close this search box.
Sumário

O que é Nofollow? Para que serve o nofollow em links?

O nofollow é um atributo não padrão do HTML usado para dizer aos buscadores (ex.: Google, MSN, Yahoo) que um determinado hyperlink não deve influenciar no rankeamento do documento apontado pelo link. Em outras palavras, diz ao buscador para desconsiderar aquele link do seu grafo de links.

A utilização do nofollow é a seguinte:
<a href="pagina.html" rel="nofollow" title="Minha Página">texto âncora</a>

Todos os buscadores possuem o suporte ao nofollow, mas alguns possuem um comportamento diferente. Veja abaixo uma tabela que relaciona as ações quanto ao uso da tag nofollow:

Ação do rel=”nofollow” Google Yahoo! MSN Search Ask.com
Segue o Link Não Sim Não provado Sim
Indexa a página que foi linkada Não Sim Não Sim
Mostra a existência do link Somente de uma página previamente indexada Sim Não Sim
Nos SERPs para o texto âncora Somente de uma página previamente indexada Sim Não Sim

 

No ramo de SEO, a utilização do nofollow pode servir para: melhorar a arquitetura do seu website, não ser penalizado na venda de links, evitar conteúdo duplicado, organizar o seu PR interno. Existem outras finalidades e convido vocês a mostrarem mais: comentem!

Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!