5 Razões para o Google comprar o Twitter

Olá Pessoal!

Muito tem se falado sobre o Google comprar o Twitter e em quanto tempo ele poderia ser comprado. Eu acho que o mais importante não é em quanto tempo comprar, mas porque comprar. Abaixo listo 5 pontos principais, na minha opinião claro, do porquê o Google deve comprar o Twitter:

Sistema Globalmente Utilizado

O primeiro ponto a ser focado é a quantidade de usuários que o Twitter possui. São cerca de 1 milhão de usuários, de acordo com o website Twitdir:

Agora imaginem quantos sistemas no mundo possuem mais de 1 Milhão de utilizadores? E se eu disser que estes utilizadores falam mais de 10 línguas diferentes? É um ponto muito importante: um sistema globalmente utilizado.

Produção de Conteúdo em Tempo Real

Se tem uma das frases mais importantes que eu li nestes dias de especulação da compra do Twitter pelo Google foi do usuário MrManson no blog do Tiago Dória:

Acho que o lance é encarar os usuários do twitter como “bots indexadores” da “vida real”, longe da tela do computador. O bot do Google não chega nas palestras da Campus Party, nas boites ou alagamentos das cidades.

Quantos casos estamos lendo que primeiro foi noticiado no Twitter, antes da mídia tradicional ou ainda blogs? Foram acidentes aéreos, eventos globais, ou ainda eventos nacionais. Tudo em TEMPO REAL.

Links de Qualidade

Se tem uma coisa que o Google gosta é informação sobre links. Em uma pesquisa realizada por Raquel Recuero e Gabriela Zago, mostrou que a taxa de cliques nos links enviados em tweets (mensagens no Twitter) eram altíssimas:

No gráfico acima, as respostas à questão “Você costuma clicar nos links que são divulgados no Twitter?” (Recuero e Zago, 2009).

O curioso é que a grande maioria dos links é de encurtadores de URL, então você não sabe (normalmente) onde está indo, mas acredita na pessoa que está lhe indicando. Esta informação é muito valiosa para o Google: quem indica o link, quem clica no link e que retwitta (RT) o link.

Informações sobre Tendências Globais

O Google também adora tendências. Não é de hoje que olhamos para o Google Trends ou o Google Insights. O Twitter também tem na lateral de sua página de Search uma relação de palavras em tendência. Mais que isso, ou melhorando isto, podemos ver o sistema Migre.me, que possui uma lista dos tweets mais clicados e mais retwittados, no estilo Digg (coicidência?).

Conexão entre Pessoas

Mais que tudo, o Twitter é uma rede social, você tem seguidores e pessoas que te seguem. É uma rede interconectada de pessoas, que se comunicam, falam sobre gostos, tendências e o principalmente WEB. Ter estes dados em mãos pode representar anos de evolução.

Então Google, não perca esta oportunidade, que seja 1 Bilhão, 2 Bilhões, é um valor bem investido!

14 opiniões sobre “5 Razões para o Google comprar o Twitter”

  1. Bom dia Fábio.

    Ótimo post. Porém gostaria de saber a sua opnião sobre o que o twitter pode se transformar, quais produtos do próprio google poderá ter relacionamento com o twitter (docs, picasa, etc..) e o twitter não continuar crescendo e chegar e vir outro serviço do momento ?

    Abraços.

  2. @Frank, obrigado pelo comentário…. vamos ver se a MS dá um lance!?

    @Erich eu acho que o Twitter não precisa se transformar. Eu acho que ele é uma grande fonte de informação e querendo ou não o Google adora ter fontes de informação. Para quê? Ahhh isso não tem como sabermos, mas uma boa integração é diretamente com o Gtalk/Gmail. Imagine você Twittando direto do Gmail. Pra mim seria perfeito. Ou ainda você pode criar o primeiro plugin para o Chrome, que seria igual ao TwitterFox. Assim o Google teria mais informação na mão.

  3. Não vejo o ponto 1 como sendo de tamanha importância, uma vez que dificilmente o Google não tem um ponto de encontro com qualquer usuário do twitter (seja por usar alguma rede social já do google, ou o gtalk, ou ainda o gmail).
    Acho os itens 2 e 3, realmente, os de maior impacto e são eles, sem dúvida, o maior diferencial do Twitter!
    Parabéns pelo post!

  4. A MS nunca compraria o Twitter. É mais fácil ela criar um Twitter deles, copiando descaradamente e chamando de inovador. Esse tipo de empresa nunca se vende para uma empresa com a filosofia às avessas como é o caso da MS.
    Se a MS comprar, paro de usar. Ela estraga tudo que mexe. Vide o Hotmail, que virou um lixo depois da compra.

  5. Se eu tivesse criado o twitter, eu não venderia agora, o Twitter está no boom dele, está agregando cada vez mais perfis, ele está no caminho de ser tornar a potência, ele ainda está na subida. Ainda tem muita gente que nem conhece twitter, a maior parte dos que estao lá dentro ainda são profissionais de comunicação, e profissionais que precisam da comunicação como forma de sobrevivência. O valor de mercado dele ainda vai subir muito. E outra por mais que eles esperem, e se o Google resolver inventar o deles, quem vai querer começar de novo, refazer toda esta corrente de relacionamento, encontrar as pessoas que realmente te agregam, que te trazem informações importantes. Eu não curto recomeçar toda vez que entra uma rede social nova. Twitter para mim é um facebook organizado.
    Vocês falam para o Google comprar, eu digo para os criadores não venderem ainda. bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>