Por que o preço de uma consultoria de SEO assusta?

Andei lendo algumas matérias no Brisbane SEO Blog sobre como o preço de uma consultoria de SEO assusta o cliente. No Brasil esta realidade é muito mais forte, pois as empresas e pessoas já acham caríssimo pagar por um template e um sistema de gerenciamento de conteúdo, e aí quando ouvem sobre SEO, acham que com “algumas moedas” já terá o seu site na primeira posição.

O lado que eles não observam é que uma consultoria em SEO preocupa-se com muitos fatores e tem noção das dimensões dos problemas a serem resolvidos, como:

  • Um estudo mostrou que no final de 2005 existia na web 11.5 bilhões de páginas! E quanto mais genérico é o termo que o cliente quer atingir, maior o número de concorrentes.
  • Existe mais de 200 fatores para a classificação de uma página nas ferramentas de busca. Não é fácil saber sobre todas e como manipulá-los.

Outro ponto interessante é que os profissionais de SEO estudam muito sobre o assunto, que está em constante mudança devido à busca de novos algoritmos de classificação pelas empresas de busca(Google, Yahoo, MSN, etc.). Eu particularmente, estudo pelo menos 1 hora por dia sobre SEO, quando estou no trabalho. Quando estou em casa leio vários feeds sobre SEO e SEM, a fim de melhorar os meus conhecimentos e discutir sobre técnicas de SEO que podem ser utilizadas.

No final das contas, a consultoria de SEO deve ter o preço baseado na qualificação de empresa/freelancer, juntamente com os objetivos que o cliente deseja atingir. Agora fica difícil, se algum cliente quiser rankear bem para a palavra “a” no Google… são apenas 1.380.000.000 de concorrentes. =)

A sua empresa precisa de uma consultoria de SEO? Solicite um orçamento ainda hoje.

10 ideias sobre “Por que o preço de uma consultoria de SEO assusta?”

  1. Pingback: Fábio via Rec6
  2. Pingback: domelhor.net
  3. Com certeza Gustavo! Muitos ainda acreditam que os meios tradicionais trazem mais retorno. Mas é o que você comentou mesmo, o SEO ainda engatinha aqui no Brasil, e quem abrir os olhos agora para este ramo, sairá na frente da concorrência.

    Obrigado por comentar e volte sempre! =)

  4. Acho que pra passar por cima deste “preconceito” uma boa era mostrar exemplos práticos, um portfolio de trabalhos “antes e depois”.

    Mas é complicado modificar a mentalidade já sólida do pessoal.

    Enfim, tem que tentar! hehe

    Abraço!

  5. É isto aí que estou montando Felipe. As análises de SEO são exatamente para mostrar o antes e depois, de uma forma simples e prática.

    Daqui a pouco tempo vou pedir um “Review” para cada um dos que tiveram a análise, e assim montar um banco de opiniões sobre o meu trabalho de SEO.

    Só assim para começar a quebrar o iceberg!

    Abraços ae Felipe!!

  6. Acho que em primeiro lugar SEO ainda é muito pouco conhecido no Brasil. Em segundo porque o anunciante não percebe “garantias” nos resultados, assim como ocorre na assessoria de imprensa.

    Abs,
    Prof. Barcia
    P.S: Também fiz o curso do Paulo do RJ e gostei muito.

  7. Olá Fábio,

    concordo e posso dizer que estou presenciando a situação exposta por você nesse artigo. Retornei justamente da Austrália (país onde trabalhei com SEO por mais de 2 anos) há poucos meses atrás e posso dizer que realmente temos muito trabalho à ser feito por aqui. Eu fico impressionado como 90% das pessoas aqui no Brasil ainda não enxergaram a importância do serviço de SEO. Aliás, muitas não sabem nem do que se trata. Eu acho que esse é o principal ponto quando as pessoas acham o serviço caro. Na verdade elas não entendem os verdadeiros benefícios do serviço de SEO. Vejo que SEO encontra-se numa fase embrionária aqui no Brasil se compararmos à outros países. Digo isso com uma visão macro do negócio, ou seja, será necessário diversos “improvements” na área de SEO como um todo (divulgação e aceitação do serviço de SEO no mercado, profissionais qualificados, treinamento qualificado, conferências, etc). Alguns pontos que julgo ser destacado na divulgação sobre SEO:

    1 – SEO Possui ROI superior a muitos outros tipos de mídia.
    2 – É necessário escolher profissional bem qualificado para que a realização do serviço apresente resultado progressivo e duradouro.
    3 – Deve ser utilizado em conjunto com outras mídias.
    4 – Já é muito desenvolvido fora do Brasil, e por aqui não vai ser diferente.
    5 – Vale o preço cobrado pois produz RESULTADO. Acredito esse ser o ponto mais importante de todos.

    Nós, profissionais da área, é que teremos que fazer isso acontecer. Tenho visto que algumas pessoas sérias estão fazendo a sua parte nesse processo de divulgação e profissionalização da área de SEO aqui no Brasil. Exemplos: você e o pessoal que colabora no SEODicas, o Bruno da BrPoint, o Paulo do MarketingdeBusca.Com.Br, todos os colaboradores envolvidos no SEMBrasil, e algumas outras poucas pessoas.

    Acredito que juntos, iremos conseguir provar a importância do serviço de SEO e assim cobrar valores mais justos, pois afinal, são muitas e MUITAS horas de estudo, e nós, assim como consultores de qualquer área, merecemos ser recompensados pelo nosso trabalho.

    []s e parabéns pelo Blog!
    Luciano.

  8. Actualmente uma campanha de SEO completa eu não cobraria menos de $2000 dólares por mês.
    Visto que é necessário efectuar uma consultadoria ao site, possivelmente enviar o site para um departamento de web development, criar campanhas de marketing e PPC e estas campanhas não devem ter prazo. Se alcançou o primeiro lugar no Google é porque o que tem estado a fazer é o caminho correcto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *