Excluindo conteúdo duplicado

Muitas vezes deparamos com artigos de SEO falando sobre conteúdo duplicado e o risco que eles podem causar, mas muitos nem sabem o que é e onde aparecem nos nossos sites.

O que é conteúdo duplicado?

Basicamente conteúdo duplicado é aquele que aparece em duas ou mais páginas do seu site, mas possuem URLs diferentes. Por exemplo, um link que leva para a página de listagem de artigos de Basquete, com um link que leva para a página de artigos de Esportes. Muitos dos artigos, ou quase todos, que se encontram em Basquete, provavelmente estão cadastrados como Esporte também.

Mas o que isto afeta meu site?

Caso os buscadores(Google, Yahoo, MSN…) identifiquem páginas duplicadas no meu site, algumas punições poderão surgir, tais como:

  • As páginas em questão perdem importância como resultado de busca.
  • A página com conteúdo duplicado é banida e conseqüentemente removida dos buscadores, podendo acarretar uma punição de banimento do domínio.

Existem ainda punições famosas em buscadores, como é o caso do “Menos 30″ do Google, onde todas as páginas de um determinado domínio só aparecerão depois do trigésimo resultado.

Mas o que fazer para não possuir conteúdo duplicado?

Para blogs, do wordpress, existem plugins que adicionam a tag “nofollow” em links para categorias e tags, além de limitar o acesso dos buscadores através do arquivo robots.txt

Já para sites e blogs, podemos usar a ferramenta Copyscape, que faz uma varredura na internet, inclusive no teu site, para identificar possíveis cópias dos textos contidos na URL fornecida.

5 thoughts on “Excluindo conteúdo duplicado

  1. 17 agosto 2007 at 11:33 am

    O próprio Matt Cutts já falou para desencanar com o problema de conteúdo duplicado dentro do wordpress/blog.

    Grande abraço,
    Paulo Rodrigo Teixeira

  2. 17 agosto 2007 at 3:11 pm

    É aquele ponto né Paulo… até onde a palavra do Matt Cutts é a real verdade e até onde é mentira… nunca vamos saber.

    Mas antes prevenir do que remediar =)

  3. Joao
    13 outubro 2010 at 4:05 pm

    Tenho duas perguntas, porque a suas categorias no seu blog não estão com nofollow e porque você não utiliza o pugin para sumir com category, exemplo:

    http://www.fabioricotta.com/category/youtube

    ficar

    http://www.fabioricotta.com/youtube

    Muito obrigado pela resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *