Pesquisar
Close this search box.
Sumário

Excluindo conteúdo duplicado

Muitas vezes deparamos com artigos de SEO falando sobre conteúdo duplicado e o risco que eles podem causar, mas muitos nem sabem o que é e onde aparecem nos nossos sites.

O que é conteúdo duplicado?

Basicamente conteúdo duplicado é aquele que aparece em duas ou mais páginas do seu site, mas possuem URLs diferentes. Por exemplo, um link que leva para a página de listagem de artigos de Basquete, com um link que leva para a página de artigos de Esportes. Muitos dos artigos, ou quase todos, que se encontram em Basquete, provavelmente estão cadastrados como Esporte também.

Mas o que isto afeta meu site?

Caso os buscadores(Google, Yahoo, MSN…) identifiquem páginas duplicadas no meu site, algumas punições poderão surgir, tais como:

  • As páginas em questão perdem importância como resultado de busca.
  • A página com conteúdo duplicado é banida e conseqüentemente removida dos buscadores, podendo acarretar uma punição de banimento do domínio.

Existem ainda punições famosas em buscadores, como é o caso do “Menos 30” do Google, onde todas as páginas de um determinado domínio só aparecerão depois do trigésimo resultado.

Mas o que fazer para não possuir conteúdo duplicado?

Para blogs, do wordpress, existem plugins que adicionam a tag “nofollow” em links para categorias e tags, além de limitar o acesso dos buscadores através do arquivo robots.txt

Já para sites e blogs, podemos usar a ferramenta Copyscape, que faz uma varredura na internet, inclusive no teu site, para identificar possíveis cópias dos textos contidos na URL fornecida.

5 respostas

  1. O próprio Matt Cutts já falou para desencanar com o problema de conteúdo duplicado dentro do wordpress/blog.

    Grande abraço,
    Paulo Rodrigo Teixeira

  2. É aquele ponto né Paulo… até onde a palavra do Matt Cutts é a real verdade e até onde é mentira… nunca vamos saber.

    Mas antes prevenir do que remediar =)

  3. Tenho duas perguntas, porque a suas categorias no seu blog não estão com nofollow e porque você não utiliza o pugin para sumir com category, exemplo:

    https://www.fabioricotta.com/category/youtube

    ficar

    https://www.fabioricotta.com/youtube

    Muito obrigado pela resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial
Como Trabalhar Com Objeções de Preço na Proposta Comercial

As objeções de preço são bastante comuns durante negociações comerciais, e você precisa aprender a quebrá-las sem desvalorizar os seus serviços e correr o risco de pagar para trabalhar. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias
Como Quebrar Objeções na Venda de Gestão de Tráfego? Confira Estratégias

Por melhor que seja sua proposta comercial, nem todo cliente vai aceitá-la de primeira. Pelo contrário: é muito comum que eles precisem ser convencidos. Leia o artigo e confira estratégias de como quebrar objeções na venda de gestão de tráfego que vão te ajudar a fechar mais contratos!